As cirurgias eletivas foram retomadas na manhã desta segunda-feira (10). Elas serão realizadas no antigo pronto-socorro da Capital. Segundo Carmona, também serão retomadas as cirurgias pediátricas.
“Já temos uma programação ao longo desses 12 dias com 292 pacientes, todos aguardando desde 2019, e também com a abertura do ambulatório para realizar o risco cirúrgico desses pacientes. Na sexta-feira também teremos a realização de cirurgias pediátricas, com oito cirurgias por dia”, informou a interventora.
O objetivo é reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas que, segundo ela, conta com mais de 110 mil pessoas. “As cirurgias eletivas estavam suspensas nessa unidade desde o dia 15 de dezembro, e hoje nós estamos reiniciando essas cirurgias eletivas. Nós temos, aproximadamente cerca de 110 mil pacientes aguardando internações e cirurgias eletivas e de urgência e emergência, e o nosso foco aqui no hospital e pronto-socorro é de uma demanda de cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, laqueaduras, que tem pacientes aguardando desde 2014, cirurgias de hérnia, vesícula, enfim”, especificou.
Destes 110 mil pacientes que estão a espera de procedimentos, Carmona afirma que cerca de nove mil já faleceram. “Já fizemos um cruzamento com o sistema de mortalidade, e há nove mil pacientes que já foram a óbitos e continuam nessa lista. E temos também 350 mil pacientes na fila aguardando consultas especializadas”, completou.
Carmona destacou ainda que essa retomada permite garantir o acesso dos usuários que estão na fila ao serviço de saúde e paralelo a isso fazer um limpa na fila.
Fonte: leiagora