O herói especialista em artes marciais da Marvel Comics, Punho de Ferro, é capaz de canalizar a energia de seu chi em uma série de golpes realmente poderosos. Nesse artigo, listamos alguns momentos em que o personagem demonstrou todo o potencial de seus poderes, apresentando os socos mais poderosos do Punho de Ferro na história da Marvel.
Confira:
10 – Vencendo o Desafio do Um
Um dos socos mais poderosos do Punho de Ferro também foi um de seus primeiros. Em sua estreia, em Marvel Premiere #15 de 1972, por Roy Thomas e Gil Kane, Danny Rand já reivindicou o coração do dragão imortal Shou-Lao, e está realizando os testes finais para ser proclamado o Punho de Ferro.
Seu teste final é o Desafio do Um, contra o imponente Shu-Hu, também conhecido como “O Um“, que pode se defender contra “qualquer coisa humana”. Danny carrega seu punho com chi pela primeira vez, e o golpe que ele desfere é capaz de derrubar Shu-Hu, revelando que se trata na verdade de um androide.
9 – Derrubando Luke Cage
Power Man #48 de 1974, por Chris Claremont e John Byrne, marca o início da famosa parceria entre os heróis Luke Cage e Punho de Ferro. O primeiro encontro deles, no entanto, não foi nada amigável. A história mostra Cage sendo extorquido pelo Bushmaster, e forçado a tentar sequestrar Misty Knight, que na época era namorada de Danny Rand. O Punho de Ferro respondeu à altura, mostrando a Luke o verdadeiro poder do seu soco carregado de chi, num golpe tão poderoso que arremessou Luke Cage do do outro lado do quarteirão.
8 – Punho de Ferro contra o Hulk
O ano de 2013 viu Norman Osborn criar sua segunda iteração dos Vingadores Sombrios, sua própria super-equipe cujos membros que atuavam quase como contrapartes vilanescas dos heróis. Quando os Vingadores Sombrios entraram em conflito com os Novos Vingadores, Punho de Ferro estava entre os heróis quem buscavam impedir os planos de Osborn. Ainda que Punho de Ferro tenha dado um golpe verdeiramente destruidor no vilão Ragnarok e derrotado Gorgon, o “Wolverine Sombrio“, foi o filho do Hulk, Skaar, que recebeu o pior.
Em New Avengers #20, por Brian Michael Bendis e Suart Immonen, o Punho de Ferro atingiu Skaar com todo o poder de seu chi, lançando-o contra um arranha-céus, em meio a batalha e provando que seu poder é capaz de mover até mesmo um Hulk.
7 – Matando e assumindo o lugar do Senhor da Morte
Iron Fist: The Living Weapon #8 de Kaare Andrew, foi lançado em 2014, e mostra O Um, descartado no Himalaia, se combinando ao cadáver congelado do pai de Danny Rand, Wendell. Acreditando ser Wendell, O Um fica obcecado em ressuscitar “sua” esposa morta, Heather Rand.
Equipado com aparelhos ortopédicos ao estilo steampunk para suas mãos esmagadas, o Punho de Ferro tenta derrotar O Um ao descer para Diyu, o Reino dos Mortos. Para alcançar sua mãe, Rand deve primeiro derrotar o governante Senhor da Morte – a divindade com cabeça de urso, Yama. Yama prova ser um inimigo digno, mas é morto com um soco mortal após subestimar o Punho de Ferro, que posteriormente se torna o novo senhor de Diyu.
6 – Derrubando um aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D.
O alvorecer do Reino Sombrio da Marvel, mostrou Norman Osborn consolidando seu poder no Universo Marvel. Osborn montou sua própria equipe de Vingadores Sombrios, adquiriu o tesouro de tecnologia de Tony Stark e até comandou seu próprio aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D.
Em New Avengers #59 de 2004, por Brian Michael Bendis e Stuart Immonen, Osborn captura e aprisiona Luke Cage, deixando-o gravemente ferido a bordo de seu aeroporta-aviões. Os Novos Vingadores lançam um ousado ataque, visando o resgate de Cage, e cabe ao Punho de Ferro facilitar sua fuga. Com um único golpe bem colocado, o herói é capaz de derrubar o aeroporta-aviões, enquanto os Vingadores conduzem Luke para um lugar seguro.
5 – Superando o Dragão Ancião de K’un-Lun
Reivindicar o manto do Punho de Ferro exigia que Danny Rand enfrentasse primeiro o dragão Shou-Lao, o Imortal, mas ele não é o único dragão nativo de K’un-Lun. Nas profundezas das montanhas da província chinesa de Yunnan, um templo contendo as almas de um exército esquecido era guardado por uma besta ainda mais antiga, introduzida em Immortal Weapons #5 por David Lapham e Arturo Lozzi.
“O Príncipe dos Órfãos” John Aman, busca a ajuda do Punho de Ferro para derrotar o dragão, para que ele possa ajudar o exército esquecido a finalmente atravessar para a morte. Este dragão tem o dobro do tamanho daquele que Rand lutou para se tornar o Punho de Ferro, mas um soco bem colocado faz a criatura despencar nas profundezas do templo.
4 – Parar um trem repleto de explosivos nucleares
Em The Immortal Iron Fist #14 por Ed Brubaker, Matt Fraction e Kano, o misterioso Sr. Xao está prestes a se vingar de K’un-Lun. Xao carrega um trem magnético com explosivos suficientes para “fazer Hiroshima parecer um estrelinha” e o coloca em direção à Cidade Celestial de K’un-Lun. Num momento de total sacrifício Danny Rand se arremessa contra o trem, destruindo-o com um soco carregado de chi.
Infelizmente para Xao, K’un-Lun é poupada, e o Punho de Ferro é capaz de sobreviver à explosão.
3 – Destruindo o Soulslayer
Em uma história de Chris Claremont e Rudy Nebres em Deadly Hands of Kung Fu #20 de 1975, o Punho de Ferro se encontra no reino do inferno de K’un-Lun, Feng-Tu, que está disfarçado como uma duplicata demoníaca da cidade de Nova York.
Enquanto está preso lá, o Punho de Ferro tenta proteger uma jovem que possui o “Firebird“, um espírito que contém a essência de todos os seres vivos. Procurando colher essa alma incrivelmente pura, a Morte convoca o Soulslayer, um demônio vindo direto dos piores pesadelos. Rand desencadeia um ataque cataclísmico na criatura, vaporizando o Soulslayer e reduzindo a falsa Nova York a ruínas. Conforme a poeira baixa, o Punho de Ferro observa que a destruição é comparável a uma bomba atômica.
2 – Socando um Deus
Em Iron Fist: The Living Weapon #11, por Kaare Andrews, O Um tem sucesso em seu ritual para ressuscitar Heather Rand. No entanto, da cerimônia emerge não a mãe de Danny, mas o deus do fogo Zhu Rong. Esse desrespeito aos limites dos vivos e dos mortos não será deixado impune pelo deus vingativo, que decide incendiar a cidade de Nova York.
O Punho de Ferro canaliza sua consciência para a Torre Rand, transformando-a em um mecanismo gigante para lutar contra Zhu Rong. No entanto, o inimigo de Danny, Serpente de Aço, corta essa conexão, forçando o herói a adotar uma abordagem mais direta. Presenteado com o chi persistente acumulado por seu “pai” moribundo, o Punho de Ferro se atira em Zhu Rong para desferir um soco forte o suficiente para matar um deus.
1 – Abrindo um buraco no tecido da realidade
Outra vez que o Punho de Ferro enfrentou um deus, o soco aplicado em “The Tempter” permanece insuperável, seja por Rand ou qualquer outro herói do universo Marvel. Em Immortal Iron Fists #5 de Kaare Andrews e Afu Chan, o deus-demônio se aproxima da filha adotiva de Danny Rand, Pei, com uma escolha sádica. The Tempter empunha a Roda do Dharma, uma força cósmica que une o universo e controla todo o destino.
Se Pei girar a roda para frente, Rand morre e o jovem guerreiro será reivindicado por forças demoníacas. Se girar para trás, Rand vive, mas o mundo será destruído. Pei escolhe uma terceira opção: conceder seu chi a Danny Rand. O Punho de Ferro desfere então um soco tão poderoso que não apenas mata The Tempter, mas também estilhaça a Roda do Dharma, abrindo um buraco no próprio tecido da realidade.
Ao contrário de outros heróis, o Punho de Ferro não é apenas forte – seus poderes exploram a energia fundamental do universo, permitindo que ele batalhe com os deuses e até mesmo com os poderes da criação do universo, de igual para igual em termos de poder.
Leia mais sobre Punho de Ferro
Fonte: terra gameon