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Editais do governo estadual incentivam e fomentam a cena cultural de Cuiabá

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Para marcar os 304 anos de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) fez um levantamento dos investimentos no setor cultural na Capital.

Com recursos estaduais, Cuiabá também foi contemplada em editais como Movimentar, MT Preservar, MT Criativo e Audiovisual, que atenderam trabalhadores de diversos segmentos artísticos e proporcionaram o acesso da população a bens culturais na capital mato-grossense.

A cantora Karola Nunes, uma das contempladas nos editais da Secel, afirma que Cuiabá está em um momento cultural muito potente. “Sorte a minha que estou junto nesse momento, nesse processo de fortalecimento da cultura. Com os recursos do edital é possível fazer materiais com responsabilidade, que você tem orgulho de mostrar e de dizer que é resultado de uma política pública”, disse a cantora.

Dentre os investimentos na cultura de Cuiabá estão eventos como o Fan Fest da Copa do Mundo 2022, Rua do Rasqueado, espetáculos e festivais diversos.

Destacam-se também os recursos aplicados para fortalecer os trabalhos de importantes espaços culturais da Capital, que contam e preservam a história, além de oferecer atividades permanentes à comunidade, como os centros culturais Casarão das Artes, Casa das Pretas e Casa Barão de Melgaço.

A Casa Barão tem sido palco do Sarau Literomusical 100+1, evento realizado em parceria com a Academia Mato-Grossense de Letras (AML).

No campo do empreendedorismo criativo, muitos negócios têm saído do papel e se fortalecido com o apoio da Secel-MT, como é o caso da Juliana de Souza Silva, do Encontrei Brechó. Ela só conseguiu se perceber como empreendedora após quase três anos de atividade, a partir da consultoria que recebeu no MoveMT. “O projeto MoveMT foi um divisor de águas na minha jornada como empreendedora. Com certeza me senti muito mais capaz e confiante enquanto mulher gorda e mãe, a espalhar cada vez mais a importância de uma moda sustentável e inclusiva para meninas e mulheres como eu”, contou Juliana.

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Crédito da foto: Divulgação
Contemplada no edital MT Criativo, com o projeto Lambuza Musical, uma agência voltada para impulsionar carreiras de artistas que trabalham com música autoral, a produtora Larissa Sossai fala da importância dos investimentos realizados pelo Estado, para o desenvolvimento do setor cultural. “A gente tem muita vontade e sabe que é capaz de fazer. Muitas vezes precisamos do aporte financeiro para conseguir realizar”, destaca.
 
Assessoria

Fonte: leiagora

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