Já pensou em visitar os 74 parques nacionais do país? Esse casal apaixonado pela natureza pensou e está realizando: os dois já visitaram 25 desses parques e montaram um projeto para conhecer os demais.
O Projeto Entre Parques é da psicóloga Letícia Alves e do economista Dennis Hyde, de São Paulo. Eles viajam em um trailer acoplado a um veículo 4×4, que serve de casa para os dois.
A aventura começou depois que eles descobriram que eram os únicos visitantes, há um bom tempo, do Parque Nacional da Serra das Confusões, sul do Piauí. A ficha caiu e nasceu a expedição feita de trailer para visitar e documentar todos os 74 parques nacionais do Brasil. Vumbora!
A aventura
Foram três anos de planejando a viagem. A aventura teve início de maneiro muito simbólica: 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Nacional do Itatiaia (RJ), parque mais antigo do Brasil.
“Foi necessário um longo planejamento, que passou por várias etapas, antes de a gente conseguir pegar estrada”, disse Letícia, que tinha um consultório de psicologia em São Paulo mas fechou a clínica para cair na estrada.
O casal mantém uma rotina que envolve acordar cedo e começar o dia com exercícios, seguidos de alongamento. Eles também tomam um baita café reforçado, afinal, precisam de energia para encarar as trilhas.
Por dia, os dois chegam a andar de 1 a 20 km. Na volta do parque, eles jantam, tomam banho e costumam ler, antes de cumprir uma boa noite de sono.
O destino final, que está marcado para 2024, deve ser o arquipélago maravilhoso de Fernando de Noronha.
Indígenas ajudam a restaurar floresta do parque nacional no PR
Parque Nacional de Brasilia abre nova trilha para ciclistas
Onça-pintada que não era vista desde 2017 aparece em parque do DF
Entre Parques
O projeto ganhou o nome de Entre Parques e sobrevive sem patrocínio ou fins lucrativos, o casal quer estimular uma maior conexão com a natureza e divulgar a importância dos parques nacionais para a preservação ambiental do nosso país. Bacana demais!
A aventura vai indo muito bem, eles já visitaram todos os 13 parques da região Sul, além de já terem passado pelo Sudeste e Centro-Oeste.
Letícia e Dennis se surpreenderam com as dificuldades em achar informações sobre os parques nacionais.
“Foi preciso pesquisar até mesmo quantos parques nacionais realmente havia no Brasil. Isso não estava explícito em nenhum lugar. Entramos no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), montamos uma tabela e listamos um por um”, afirmou Letícia.
Eles estipularam um prazo médio de 15 dias para cada parque, o que fez do projeto se transformar em algo muito grande!
Perrengues!
Visitar 74 parques nacionais por todo o Brasil não é nada fácil, né, e perrengues fazem parte da jornada!
Como os dois, por vezes, não conseguem encontrar informações mais precisas sobre os parques, eles têm que lidar com dificuldades que surgem ao longo do caminho.
“Nosso grande aprendizado tem sido não ter pressa, permitir-se observar as coisas com mais tempo, calma e paciência para ter outra experiência”, disse Letícia.
Durante a visita à Trilha do Rio do Boi, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, eles viveram uma experiência muito bacana!
“Ali tem uma vista espetacular do fim dos paredões do cânion Itaimbezinho, realmente é lindo. O que ninguém fala – e não tínhamos achado em nenhum lugar – é que existem 7 ou 8 km de trilhas, sendo metade delas secas e a outra metade cruzando o rio várias vezes”, disse Dennis.
Segundo o aventureiro, a emoção ao encontrar o local foi indescritível. “[Lugares que] são maravilhosos em termos de natureza. Ali morava gente, tinha escola, as pessoas precisavam lidar com a ausência de energia elétrica. É muita história envolvida. Os parques nacionais te permitem chegar a esses lugares lindos, mas nossa dica é curtir o caminho, não apenas o ponto de chegada”, contou Dennis.
Mais projetos
Depois de visitarem os 74 parques, Dennis e Letícia pretendem voltar para as profissões de origem e, paralelamente, lançar um novo projeto!
“Quem sabe no futuro não fazemos os parques estaduais: Entre Parques SC, Entre Parques PR e Entre Parques SP”, descontraiu Dennis.
O casal documenta tudo que acontece no projeto em suas redes sociais. No site do Projeto é possível acessar E-book gratuito com informações dos diversos parques e ver um pouquinho dos locais já visitados por eles.
Além do site, o Projeto Entre Parques está no Instagram e Youtube.
Com informações de Gooutside.
Fonte: sonoticiaboa