Sophia @princesinhamt
Mundo

NASA revela maior explosão cósmica já observada, reforçando estudos sobre evolução do universo.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Astrônomos da Nasa observaram uma explosão cósmica de raios gama, uma das mais fortes e brilhantes do universo, que ocorreu em 9 de outubro de 2022, a dois bilhões de anos-luz da Terra, e pode ser a mais brilhante já vista. A descoberta foi anunciada no portal da Nasa, na terça-feira 28.

Segundo os pesquisadores, a explosão provocou um pulso de intensa radiação que percorreu o Sistema Solar. A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) comunicou que o evento, batizado de GRB 221009A, “cegou” a maioria dos instrumentos de raios gama no espaço. Dessa forma, os astrônomos não podiam medir a intensidade real da emissão.

YouTube video

Características da “explosão cósmica mais brilhante já vista”

De acordo com a ESA, uma análise de sete mil explosões de raios gama sugere que o evento GRB 221009A é pelo menos 70 vezes mais brilhante do que qualquer outro já visto. O fenômeno ocorre uma vez a cada dez mil anos.

Os pesquisadores acreditam que o GRB 221009A é resultado de uma estrela massiva em colapso sobre si mesma, para formar um buraco negro. O objeto era tão brilhante provavelmente por estar muito próximo da Terra, se comparado a outras explosões conhecidas, além de o feixe de radiação eletromagnética estar apontado na direção do nosso planeta.

Relacionadas

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.