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Municipalização das estradas que atravessam o Barreiro: entendendo a polêmica e a importância do debate

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Publicado em:
31/03/ à 16:59:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Gabinete lotado nesta sexta-feira (31 de ço). Representantes de produtores rurais do Barreiro, do Executivo e do Legislativo, tanto municipal quanto estadual. A pauta? A mesma discutida em outubro do ano : a solicitação ao Estado da municipalização das vias que cortam a Comunidade do Barreiro e, a partir disso, a liberação ára que a Associação volte a “pedagiar” trechos das MTs 443 e 487.

“Estamos atentos a esta situação e este processo de municipalização, inclusive, começou com um pedido do Governo do Estado”, partilhou o prefeito Ari Lafin. Secretário de Governo e presidente da Pró-Logística, Hilton Polesello também adiantou que a minuta do projeto de lei para liberação do pedágio já está pronta e, a partir do parecer do Estado, via Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (), será dada a continuidade do processo.

Para acelerar o trâmite junto ao Executivo estadual, uma comissão sorrisense estará em Cuiabá na terça-feira (4 de abril), liderada pelo deputado estadual Damiani da TV. Junto com ele, o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, o procurador municipal Daniel Melo, e representantes de produtores rurais.

Por que municipalizar?

Dentro do lote de R$ 80 em investimentos em infraestrutura executados pelo Governo do Estado em Sorriso no ano passado, R$ 9 milhões tiveram como destino a restauração de 55 quilômetros de trechos já asfaltados nas duas MTs. Outros R$ 20 milhões devem garantir que outros trechos, ainda de terra, passarão a contar com pavimentação.

Pois bem, com esse “up” na melhoria da região, o pedido do Estado foi para que as cancelas fossem abertas e a associação deixe de cobrar o pedágio, explicou, ainda em outubro, quando da primeira reunião, o agricultor Romélio Gardin, que também já atuou como secretário de Transportes do Município. O produtor relatou ainda que, com a melhoria do trecho, o tráfego de veículos triplicou na região, o que, consequentemente, vai impactar na necessidade de manutenção das vias.

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