Sophia @princesinhamt
Lifestyle

para conscientização e combate ao estigma 30 de Março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar: 12 reflexões para conscientização e combate ao estigma

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Existe uma estimativa global de que cerca de 4%-5% da população adulta vive com Transtorno Bipolar. Em sua maioria, são pessoas que estão entre 15 e 25 anos, embora os últimos dados tenham confirmado aumentos entre a faixa etária de 45-55 anos.

Pensando em levar mais conscientização do que é essa doença, a International Society for Bipolar Disorders criou o Dia Mundial do Transtorno Bipolar (World Bipolar Day – WBD).

Uma pessoa com o transtorno bipolar tem sempre mudanças repentinas de humor e alterações de suas emoções de forma intensa e sem o devido controle.

E a criação dessa data foi justamente para levar mais informação para a sociedade e conseguir que seus tratamentos possam ser mais acessíveis e humanizados.

dia-mundial-do-transtorno-bipolar
Imagens: Unsplash

Foi pensando exatamente nisso que decidimos trazer algumas informações sobre essa data e claro, muita reflexão sobre como lidar com uma pessoa que tem a doença da forma mais amorosa que existe.

Por que o Dia Mundial do Transtorno Bipolar é no dia 30 de Março?

A criação dessa data começa com um doce e emocionante significado quanto a escolha para essa celebração mundial.

Depois de falecido, o pintor holandês Vincent Van Gogh, amado mundialmente por suas obras impecáveis, recebeu um provável diagnóstico de que era uma pessoa que sofria do transtorno bipolar.

Sendo assim, foi escolhido o dia 30 de março, data de aniversário do Van Gogh, para o Dia Mundial do Transtorno Bipolar.

12 frases sobre Transtorno Bipolar para te fazer pensar

1 – Ter transtorno bipolar não significa que você está quebrado, significa que você é forte e corajoso para lutar contra sua mente todos os dias

Como você já pode saber, uns dias podem ser bem mais difíceis do que outros. Bem como alguns podem ser bem mais alegres também.

dia-mundial-do-transtorno-bipolar

Embora possa aparentar que não existe nenhuma batalha sendo enfrentada, acredite. Sempre há uma.

2 – A expressão que você tem ao saber que sou bipolar pode dizer muito mais sobre você, do que de mim mesmo

E isso vale para muitas outras coisas.

3 – Posso ser bipolar, mas não existe nenhuma loucura absurda em mim

Não estamos falando de algo que pode ser escolhido ou contagiável.

4 – Bipolar é como estar em uma montanha-russa

Às vezes você pode prever quedas e outras você só tem que esperar porque a próxima curva o leva a uma espiral inesperada.

Às vezes você está rindo e jogando as mãos para o ar e outras vezes você está se agarrando, simplesmente segurando pela preciosa vida gritando a plenos pulmões.

2025 word3

5 – Às vezes é preciso um colapso avassalador para ter um avanço inegável

Há sempre um luz que irá aparecer no final do túnel. Receber uma mão para segurar durante essa caminhada pode ser algo importante.

E a mão de um amigo verdadeiro pode tornar tudo mais fácil.

6 – Às vezes eu só preciso ficar sozinho, outras eu só preciso de alguém pra me fazer me sentir confortável sendo eu mesmo

Se puder, fique ao lado de quem precisa de um obro amigo.

7 – Posso estar forte agora, mas nem sempre isso pode voltar

É sobre ter a sensação de ser capaz de construir mundos, conquistar o impossível, ser motivado para fazer qualquer coisa e de repente… Não sentir mais nada.

Pode ser que tudo isso pode ficar por tempos, alguns dias, algumas semanas… Meses. Mas se sentir incapaz pode ser uma das coisas mais destrutivas que alguém pode sentir por muito tempo.

Saber que alguém com transtorno bipolar estar nesse momento e tentar ajudar da forma correta é como liberar alguém de correntes dolorosas.

dia-mundial-do-transtorno-bipolar

8 – Às vezes, até viver é um ato de coragem. (Sêneca)

E sim, às vezes pode aparentar que tudo está perdido também.

9 – O transtorno bipolar pode ser um ótimo professor…

…É um desafio, mas pode prepará-lo para ser capaz de fazer quase qualquer outra coisa em sua vida. (Carrie Fisher)

10 – Sim. Eu sou bipolar… eu tomo uma pílula para parar os altos extremos

Eu tomo uma pílula para parar os baixos extremos. Eu tomo um comprimido para dormir. Eu tomo um comprimido para ansiedade. Odeio tomar pílulas, mas estou estável.”

11 – Estou bem por um tempo

Vou conseguir falar pelos cotovelos, gargalhar muito mais, rir com muita intensidade, dormir as incríveis 8 horas seguidas ou mais e até conseguir comer normalmente.

dia-mundial-do-transtorno-bipolar

Mas então algo acontece, como um interruptor desligado em algum lugar, e tudo o que resta é a escuridão da minha mente.

Aprender que a vida de alguém pode ser assim é o primeiro passo para entender, aprender e respeitar que existem certos picos que precisam de mais atenção do que outros.

Estou bem, mas sou bipolar. Estou tomando sete medicamentos e tomo remédios três vezes ao dia. Isso constantemente me coloca em contato com a doença que tenho. Nunca me é permitido ficar livre disso por um dia. É como ser diabético. (Carrie Fischer)

O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

12 – Posso não ter a escolha de ser bipolar, mas você pode escolher ser gentil

E como chegamos a falar mais acima, sua escolha também pode descrever muito sobre quem você é. Seja melhor junto de quem precisa.

Fonte: awebic

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.