BMW AG inaugurou, na última quarta-feira (31), a produção do sistema de células de combustível a hidrogênio, em seu centro de competência para hidrogênio em Munique, na Alemanha. A tecnologia é um dos elementos centrais do BMW iX5 Hydrogen, que entrará em fase de testes e demonstração em todo o mundo a partir do final deste ano.
A combinação de célula de combustível e bateria de alto desempenho deve enriquecer o portfólio da empresa, adicionando uma forma única de motorização para o segmento premium. O BMW Group está sendo pioneiro na utilização dessa tecnologia, tendo como objetivo alcançar uma transição mais diversificada para a mobilidade sustentável, com emissão zero.
Saiba mais sobre as células de combustível e a motorização do BMW iX5 Hydrogen
“Como uma fonte de energia versátil, o hidrogênio tem um papel fundamental a desempenhar no caminho para a neutralidade climática. E também ganhará substancialmente em importância no que diz respeito à mobilidade pessoal”, analisa Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
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“Acreditamos que os veículos movidos a hidrogênio estão tecnologicamente posicionados de forma ideal para se encaixar em veículos elétricos a bateria e completar o quadro de mobilidade elétrica”, afirma Zipse. “Ao iniciar a produção em pequena escala de células de combustível hoje, estamos demonstrando a maturidade técnica desse tipo de sistema de acionamento e destacando seu potencial para o futuro.”
“Nossos muitos anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento nos permitiram tirar o máximo proveito da tecnologia de hidrogênio”, acrescenta Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG. “Conseguimos mais que dobrar a entrega de energia da célula de combustível de segunda geração do BMW iX5 Hydrogen, enquanto o peso e o tamanho diminuíram drasticamente.”
Graças a esses avanços, o BMW Group lidera o desenvolvimento da tecnologia hidrogênio e a considera uma grande promessa para sua próxima geração de veículos.
Motorização com alta potência
A tecnologia de células de combustível desenvolvida pelo BMW Group para o sistema motriz do BMW iX5 Hydrogen entrega uma elevada potência contínua de 125 kW, o equivalente a 170 cv.
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O sistema é composto por um motor elétrico com tecnologia BMW eDrive de quinta geração e uma bateria de alto desempenho desenvolvida para o veículo com o intuito de permitir que seu trem de força desenvolva 275 kW (374 cv). A equipe de desenvolvimento incorporou essa configuração – dois tanques de hidrogênio, a célula de combustível e o motor elétrico – na plataforma do BMW X5, dando origem ao novo modelo.
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