A Webmotors conduziu uma nova pesquisa sobre o comportamento da mulher brasileira em relação às suas aquisições no setor automotivo.
Mulher brasileira prefere sedãs
O principal ponto do levantamento Webmotors Autoinsights foi a categoria que mais agradam as mulheres. Os sedãs representam 37% da preferência, seguido dos SUVs, com 23% de preferência e os hatches (19%).
Quanto aos atrativos dos carros, 74% delas classificam o conforto como principal ponto ao buscar por um carro; em seguida vem o desempenho do veículo (69%) e espaço interno (53%). Outro ponto são as travas e vidros elétricos, ideal para 48% das condutoras brasileiras.
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As cores preferidas do público feminino são prata e preta (as duas com 26%), seguida de branca e vermelha com 16% cada, e por fim cinza (11%).
“Não é de hoje que nós mulheres temos influência na decisão de compra de um carro. Longe do estereótipo de que o público feminino se preocupa apenas com a estética, a nova pesquisa nos ajuda a entender o que queremos e o que esperamos de um veículo, quais os melhores carros na nossa perspectiva, assim como os principais atributos que nos conquistam e que fatores nos influenciam para a tomada de decisão”, afirma Cris Rother, CMO da Webmotors.
Poder de compra
Segundo o levantamento, 34% das brasileiras têm o interesse em adquirir um veículo ou trocar o que já tem até o fim do ano. O percentual é de 91% entre as mulheres com rendimento entre 4 e 10 salários mínimos. Entre aquelas que recebem entre 10 e 20 salários mínimos, este percentual cai para 77%.
Entre as entrevistadas, 29% pretendem trocar de carro em até seis meses, enquanto 22% preveem essa troca apenas em 2024 em diante. Quanto à frequência da troca, 61% delas levam entre quatro e seis anos, ante 39% que preferem trocar de carro após três anos.
Elas também foram perguntadas sobre os motivos que a levam a substituir o veículo ainda este ano. 47% delas apontam a melhora da qualidade de vida ou do nível do carro atual (47%), 28% alegam problemas no veículo atual e 23% querem trocar por um carro capaz de comportar mais integrantes da família.
O levantamento foi realizado com 300 participantes, com idade predominante entre 35 e 54 anos (49%), casadas (65%), graduadas (73%), com filhos (72%), habitantes da região Sudeste (56%) e que possuem um carro ou uma moto (89%).
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Fonte: garagem360.com.br