Depois de ganhar a maior faixa de pedestre do país em 2021, Fortaleza inova mais uma vez na mobilidade urbana e segurança viária. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) instalou uma faixa com sistema de iluminação inteligente dinâmica para os pedestres. Entenda como funciona!
Faixa de pedestre inteligente
A mecânica do sistema é simples: um programa de inteligência artificial detecta a presença dos pedestres na faixa de pedestre e aciona a iluminação dinâmica. É semelhante ao sensores de luz instalados nos corredores dos prédios, com a vantagem de lançar os feixes de luz sobre quem caminha, do início ao fim da travessia.
“A responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, ressalta Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Intelligent Security Systems (ISS), empresa americana que criou o SecurOS Soffi, que ainda ilumina de forma independente os pedestres nos dois sentidos para aumentar a visibilidade do condutor.
Em fases de testes, as primeiras luzes foram instaladas no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota. O local foi escolhido pela intensidade de pessoas e carros.
Perigo na pista
O foco do SecurOS Soffi é justamente permitir uma melhor visibilidade do motorista, bem como sua velocidade de resposta viso motora, dessa forma é possível frear ou desviar, evitando assim atropelamentos.
“Durante a madrugada, por exemplo, motoristas podem dirigir mais cansados, o que pode afetar a visualização de pedestres. Vamos analisar se o sistema pode ser decisivo para alertar o condutor que existe alguém realizando a travessia em momentos de menor atenção”, destaca Lélio do Vale.
Referência na proteção ao pedestre
Fortaleza é referência em ações de proteção ao pedestres e conscientização de condutores. Em 2022, a capital cearense apresentou redução de mortes no trânsito pelo oitavo ano consecutivo. Foram 158 óbitos, ante 377 em 2014, uma redução de 58% no período.
Entre as políticas adotadas estão a redução da velocidade em vias com alta taxa de acidentes, aumento do número de travessias elevadas (passarelas), extensão de calçadas, faixas de retenção para motocicletas e ampliação das ciclovias.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br