Sophia @princesinhamt
Mundo

Inteligência Artificial: o receio dos professores na Inglaterra

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Era questão de tempo até o temor de que a inteligência artificial (IA) pudesse interferir no resultado das chegasse às escolas e às universidades. Recentemente, professores da Inglaterra afirmaram que os seus alunos serão obrigados a fazer alguns de seus cursos “em sala de aula sob supervisão direta”. As bancas de exame têm suspeitas de que os alunos estejam trapaceando na .  

Os avanços na IA, como o ChatGPT, levaram universidades em todo o mundo à preocupação de que os jovens possam usar a tecnologia a de obter notas mais altas. O software é capaz de criar textos e outros conteúdos com tamanha perfeição — como ensaios e cursos —, que são quase indistinguíveis dos trabalhos realizados por um ser . Um relatório com orientações para professores sobre “proteção da integridade das qualificações” foi publicado pelo Joint Council for Qualifications (JCQ) no Reino Unido. 

O relatório afirma que as escolas devem conscientizar os alunos sobre os riscos do da IA e as possíveis consequências de utilizá-la “inapropriadamente” na avaliação. Os orientadores acrescentam ainda que os “estudantes que fazem mau uso da IA, de forma que o trabalho que eles enviam para avaliação não seja deles, cometerão negligência, de acordo com os regulamentos do JCQ, e podem receber sanções severas”.  

Os professores estão preocupados com os rumos do ensino — sobretudo na Inglaterra —, em função das “facilidades” propostas pela inteligência artificial. Softwares como o ChatGPT são ferramentas incrivelmente sofisticadas, capazes de facilmente ludibriar os professores quanto à autenticidade das respostas dos alunos durante uma prova. Os docentes pedem a manutenção de alguns métodos tradicionais de ensino.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.