Sophia @princesinhamt
Mundo

em escavação na cidade de Lugo, Espanha

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma equipe de arqueólogos desenterrou duas moedas romanas de prata em uma ilha deserta no Mar Báltico, ao norte da Ilha de Gotland, na Suécia. A descoberta foi anunciada no portal do Conselho Administrativo do Condado de Gotland, na quinta-feira 23.

As moedas, também conhecidas como denários, são da época do imperador Trajano, que governou o Império Romano entre 98 d.C. e 117 d.C., e de Antonino Pio, que governou entre 138 d.C. e 161 d.C.

Os dois denários romanos foram descobertos “inesperadamente”, durante as escavações em Gotska Sandon, e representam um avanço arqueológico, visto que, anteriormente, apenas ossos de foca, resíduos de abate de vacas e uma luva de batalha foram encontrados.

Relacionadas

Sobre o lugar onde as moedas romanas foram encontradas

Os arqueólogos acreditam que os achados podem ser restos de naufrágios espalhados na praia.

“O que torna este achado interessante é precisamente a localização”, disse Daniel Langhammer, do Conselho de Administração do Condado de Gotland.

No fim dos anos 1800, um faroleiro local alegou ter encontrado uma moeda romana na ilha, mas a notícia não teve muita repercussão. As descobertas recentes, porém, podem justificá-lo. Gotland, a maior ilha da Suécia, localização-chave no comércio marítimo no Mar Báltico e, posteriormente, uma atração na Liga Hanseática, é rica em tesouros medievais.

Relacionadas

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.