Hora da diversão x hora da organização! Quem tem filho em casa sabe que os pequenos adoram uma baguncinha com os brinquedos, né? Hoje você vai ver como ensinar os pequenos a organizar os brinquedos e desapegar de quantidade, mesmo porque, quantidade não é qualidade!
E snsinar aos pequenos a desapegar de brinquedos antigos, pode ser um desafio, né mamãe e papai? Às vezes a criança quer ter um montão de coisas para brincar pelo quarto, mas isso talvez não seja tão saudável…
Marie Kondo, empresária e especialista em organização pessoal, explicou como ela ensina suas duas filhas a lidar com essa tarefa doméstica super importante: a sobrecarga de brinquedos.
Comunicação
Para ela, o segredo é comunicação. Marie tem duas filhas, ambas com menos de 8 anos, e a empresária disse que sempre foi muito aberta ao diálogo com suas filhas.
“Antes de tudo, comunico a elas o sentimento de alegria e de como serem seletivas ao escolher brinquedos que gostam”, explicou. “Mas, ao mesmo tempo, estou sempre dizendo a elas que o espaço é finito, não dá para guardar tudo”.
Marie diz ainda que é necessário delimitar limites físicos para que os pequenos entendam que os espaços não são infinitos.
“Quando falamos sobre “Ei, este é o espaço para brinquedos” ou “Este é o espaço para o seu material escolar”, as crianças entendem que o item deve ficar no local definido por ela e pelo adulto”, explicou a empresária.
Leia mais notícias boas
Sinais
Para a organizadora pessoal, os espaços dão sinais de que estão ficando muito cheios e é a hora de ensinar os filhos a se desapegarem.
“Acho que isso atinge as crianças e é uma abordagem muito fácil para ajudá-las a entender o momento do desapego: “Ok, este é o meu espaço definido, e se algo for além dele, é aí que temos que deixar ir”, disse.
A empresária afirmou que ela sempre deixa as filhas arrumarem o espaço para perceberam que ele está cheio. É assim, que segundo Marie, as meninas vão criando o senso do desapego e deixam brinquedos antigos “irem embora”.
Marie também tem um filho, nascido em 2021, fruto do relacionamento com o marido Takumi Kawahara. Ela diz sempre buscar um equilíbrio entre a carreira e a vida doméstica.
“A média que você introduz mais membros em sua família ao longo do tempo, acho que inevitavelmente haverá limitações sobre o que você pode fazer fisicamente e quanto tempo você tem”, afirmou.
Com informações de Today.com
Fonte: sonoticiaboa