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Educadores participam da formação cozinhas e infâncias – CHAPADA DOS GUIMARÃES

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No  total,  60  representantes  de  nove  escolas  metropolitanas e  rurais  da  educação infantil municipal de Chapada dos Guimarães participaram da formação e qualificação ‘Cozinhas & Infâncias’, no Centro  Municipal de Educação  Infantil ‘Magia Do Saber’ Anita Goulart, neste último sábado (25). 

A partir de uma parceria firmada entre o Instituto Comida e Cultura – ICC, Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães por meio da  Secretaria Municipal de Educação (SME).

O curso foi ministrado pela diretora do ICC, Ariela Doctors, comunicadora, educadora e chef de cozinha esclarece que a formação ser voltada às crianças da educação infantil tem uma intenção simples: “Criar hábitos saudáveis desde a infância é muito melhor do que ter que reabilitar os seus hábitos ao longo do tempo”.

De acordo com ICC, o objetivo é preparar educadores e demais atores responsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças, promovendo o conhecimentos a respeito da História da Alimentação Humana sob uma perspectiva decolonial até a História da formação da culinária Brasileira, Habilidades Culinárias Domésticas e Alimentação Saudável. Quem norteia os passos do ‘Cozinhas & Infâncias’ é o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), e por meio dele leva o tema da alimentação e suas múltiplas dimensões às práticas pedagógicas como disciplina permanente nos currículos escolares das escolas de todo o .

A fundadora do Instituto Bela Gil, que participou do curso via conferência, defende: “Diante deste novo cenário político no Brasil, acreditamos que podemos caminhar para muito além do combate à fome. Com programas como o ‘Cozinhas & Infâncias’, por exemplo, ampliamos o acesso ao conhecimento entre educadores e estudantes nas escolas, que têm papel fundamental na promoção da alimentação adequada, saudável, biodiversa e inclusiva”.

“O projeto Cozinhas e Infâncias, entre outras estratégias, usa a cultura culinária como uma porta de entrada para o debate da sociobiodiversidade, conectando agricultura, saúde, educação e meio ambiente, e motivando um espaço político favorável  à  sua conservação. Hoje, o Cerrado é nosso bioma mais ameaçado e o projeto  quer propor aos educadores do ‘coração do Brasil’ uma reflexão sobre a possibilidades  de  sistemas  alimentares  mais  saudáveis  a  partir  de  uma  nova consciência  alimentar”, diz Bela  Gil. 

Também participaram da videoconferência Bela Gil, Daniella Brochado, engenheira química, cozinheira e pesquisadora, Erika Fischer, administradora e gestora de políticas públicas, e Juliana Furlaneto, bióloga e comunicadora, que participam do instituto.

Para a educadora Maria Vanilza, da Creche Municipal Irmã Maria Bertha Handersdorff, disse que acredita que o curso será de grande aprendizado. 

“Muito interessante o curso, nos esclarecendo sobre sustentabilidade, desperdício, industrializados, nos despertando a novos , da alimentação saudável, com produtos típicos, e os conhecimentos adquiridos aqui serão replicados aos familiares dos nossos alunos”, disse Maria.

Benedito Lechner, secretário municipal de  Educação  destaca: “Somos  gratos  ao  Instituto  Comida e  Cultura,  que  junto  ao  Ministério  Público oferece oportunidade aos professores do município para que trabalhem o tema da alimentação na sala de , temos educadores de 150 km, 80 km que iram adquirir os conhecimento e estender aos familiares. A  valorização  da  cultura alimentar local  desperta ainda o  interesse  futuro  dos alunos  no  mercado de trabalho  desta cidade que é turística”, destacou.

Instituto Comida e Cultura

O projeto “Cozinhas e Infâncias”, uma iniciativa que integra o Instituto Comida e Cultura, criado em 2018, antes já realizava uma formação com educadores, além de oficinas para toda a comunidade . A nova formação nasceu da vontade de expandir o projeto para mais crianças e, futuramente, transformá-lo em uma política pública. 

O  material exclusivo  preparado pelo  ICC é pautado no  conceito  da alimentação saudável  e  na história  da  formação  da  culinária  brasileira,  sob  uma  perspectiva decolonial. A expectativa é de que milhares de alunos sejam beneficiados com as trocas propostas pelo Cozinhas & Infâncias.

Ao  cozinhar com as  crianças, é  possível  trabalhar assuntos   complexos  como  os processos produtivos e seus impactos socioambientais, a origem dos alimentos, a ancestralidade,   a   cultura    Intrínseca   aos   diferentes   modos   de   preparo   e   a valorização das receitas tradicionais feitas com ingredientes nativos.

De  maneira  interdisciplinar,  o  programa  navega pelos  tópicos:  Cultura, História, Sistemas   Alimentares,   Biodiversidade,   Nutrição,   Educação   para   as   Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Publicado em:
27/03/2023 às 16:27:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

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