No último sábado, 25 de março de 2023, o Brasil sediou pela primeira vez uma rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E. O evento aconteceu em São Paulo e teve como destaque o carro da Jaguar TCS Racing com dois pilotos no pódio.
I-TYPE 6 – Carro da Jaguar em primeiro e terceiro
O grande nome da primeira prova da Fórmula E realizada no país foi a Jaguar TCS Racing. A equipe inglesa dominou o pódio com o piloto Mitch Evans em primeiro e Sam Bird em terceiro. Foi uma corrida acirrada, com os três carros cruzando a linha de chegada com apenas meio segundo de diferença.
Diante de uma plateia de mais de 23.000 fãs, o I-TYPE 6 mostrou que a parceria com a Dow aumentou as “armas” do seu eletrificado contra as demais equipes. Entre elas, tecnologias de gerenciamento térmico, interferência eletromagnética, maior eficiência sustentável e economia de energia.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Um dos motivos do bom desempenho do I-TYPE 6 se deve também ao peso menor, já que está 50 quilos mais leve que a versão anterior. Essa máquina impressiona pela potência e demais recursos:
- Velocidades máximas de 300 km/h / 200 mp/h;
- Capacidade de gerar mais de 40% de energia para as baterias durante a corrida com a frenagem regenerativa;
- Cerca de 95% de eficiência energética do motor elétrico, capaz de fornecer até 350 kW de potência;
- Sem freios hidráulicos traseiros por conta da capacidade de regeneração e adição de trem de acionamento dianteiro.
Parceria que rende frutos fora da Fórmula E
O envolvimento da Dow com a Jaguar TCS Racing, que está competindo no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, posiciona a empresa como líder na ciência dos materiais para a eletrificação de veículos – um caminho chave para uma economia de baixo carbono. Essa parceria é essencial para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis que ajudem o setor de mobilidade a evoluir em direção a um futuro mais limpo e ecológico.
“Por meio desta parceria, que começou em 2020, a área de MobilityScience™ da Dow, dedicada à inovação automotiva, trabalha em estreita colaboração com os engenheiros da Jaguar TCS Racing para integrar materiais de última geração. Este conjunto de soluções melhora o desempenho, segurança e eficiência do Jaguar I-TYPE 6 e contribui para o desenvolvimento de tecnologias de alto desempenho para carros elétricos com foco na mobilidade sustentável”, diz Carlos Adami, especialista em Suporte Técnico da Dow MobilityScience™.
A Fórmula E
A Fórmula E é uma competição internacional de automobilismo que utiliza carros movidos a energia elétrica em vez de combustível fóssil. São modelos muito rápidos e modernos, alimentados por baterias, conhecidas como unidades de armazenamento de energia, e podem atingir velocidades de até 300 km/h.
Assim como a Fórmula 1, conta com temporada anual, com corridas realizadas em circuitos de rua em cidades ao redor do mundo. A competição é vista como uma forma de promover a inovação em tecnologias de mobilidade elétrica e conscientizar o público sobre a importância da adoção de veículos menos poluentes.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br