O mundo em que vivemos é cheio de mistérios. Viajar para ver monumentos históricos pode trazer um gosto por aventuras que você nem conhece.
Enquanto muitos são invisíveis aos olhos humanos, alguns estão escancarados em forma de estátuas, construções e outros objetos.
Muitos dessas construções e objetos são datados de milhares de anos antes de a tecnologia ser inventada, o que torna tudo ainda mais intrigante.
- Como construções tão complexas foram planejadas?
- Qual a mão de obra disponível na época?
Há infinitas perguntas sem respostas… Poder apreciar esses “mistérios não resolvidos” pode ser perfeito para quem ama viver histórias e conhecer mais um pouco da humanidade.
De Stonehenge até as Pirâmides de Giza, das ruínas de Baalbek, no Líbano, às Pirâmides Mayas em Tikal, há estruturas arquitetônicas que deixam cientistas, físicos, arqueólogos e cia Ltda pasmos.
Simplesmente não há algo que explique suas existências. Quando há “notícias”, são poucas e nunca trazem todas as respostas que elas levantam.
Junte-se a nós para conhecer 15 monumentos históricos cheios de mistérios. Já abre por aí um espaço na agenda para marcar aquela viagem aventureira que você descobriu hoje que precisa fazer.
1. Newgrange, Irlanda
Mais velha que as Pirâmides do Egito, essa estrutura foi descoberta no século 17, mas só foi pesquisada no século 20.
Por fora, a construção parece simples, embora seja um cícurlo perfeito com um diâmetro impressionante. Por dentro, entretanto, há uma tumba.
Se você a visitar durante o solstício, você testemunhará o que realmente faz desse monumento impressionante: um raio de luz vai preenchendo a sala gradualmente.
Isso faz com que os irlandeses acreditem que o local é um portal para um mundo de duendes e fadas. Quem curte uma bos história de fantasia vai amar essa visita.
2. Tikal, Guatemala
A civilização Maya atrai a atenção só pela aparência. Mas, como uma das maiores civilizações escondidas no meio da selva, Tikal merece atenção extra.
Os lagos feitos pelos homens, estádios e palácios são únicos e impossíveis de serem encontrados em qualquer outra parte da Guatemala.
Porém, as pirâmides são o assunto principal dos cientistas. Para a época em que foram construídas, as pirâmides são modernas.
Além disso, ninguém sabe ao certo se foram construídas por motivos religiosos, científicos, para enterrar mortos ou para tudo isso ao mesmo tempo.
Tem como não se arrepiar com essas histórias e não ver uma curiosidade enorme nascer?
3. Baalbek, Líbano
Todos já ouvimos falar no Parthenon de Atenas e o porquê ele não é uma das 7 maravilhas do mundo.
Podemos ter a resposta para isso: enquanto o Parthenon é bacana, há uma construção no Líbano de estrutura e estilo similares, só que duas vezes maior.
Cada um dos blocos do fim da estrutura pesam mais de 1000 toneladas, comparados aos maiores blocos do Parthenon, que pesam “apenas” 90 toneladas cada.
Os mais louco de tudo é que eram os Romanos (e não os gregos) que, na época, tinham a tecnologia necessária para construir e mover esses blocos grandes.
4. Dólmens do Norte do Cáucaso, Rússia
Nas montanhas da Rússia, há pequenas casas de pedras escondidas nas pedreiras. Essas casas são feitas de pedras grandes e lisas que pesam toneladas.
Há buracos nos lados que são tão precisos que podem ser fechados com uma tampa.
Onde as pedras se encontram, o encaixe é tão preciso que não é possível passar uma lâmina entre as pedras. Acredita-se que essas construções tenham 5 mil anos.
5. Labirintos de pedra da Ilha Bolshoi Zayatsky, Rússia
Os labirintos de pedra da Ilha Bolshoi Zayatsky atraem muita atenção e especulação. Conhecidos como Babilônias pelos locais, esses labirintos enchem a ilha.
A entrada é, também, a saída, então, se decidir seguir as pedras, saiba que elas o levarão de volta de onde começou.
Ninguém sabe ao certo o motivo pelo qual as pedras foram postas lá. Alguns acreditam que eram para pesca. Outros, que foram colocada ali por diversão.
Os moradores e outras pessoas religiosas acreditam que são estruturas de rituais nos limites do mundo espiritual.
6. Esferas de Pedra, Costa Rica
Quando essas pedras gigantes foram descobertas, acreditava-se que havia ouro dentro delas, o que quase fez com que elas sofressem vandalismo.
Infelizmente, as pedras foram distribuídas nas praças da cidade por todo o país, o que tornou impossível saber suas datas de origem.
Há teorias que dizem que elas vêm da água e são símbolos de planetas e finais de fronteiras, mas por terem sido movidas, isso permanecerá um mistério.
7. Angkor Wat, Cambódia
Descoberto pelos europeus no século 19, a alvenaria usada no complexo é tão densa que é difícil encontrar as emendas entre as pedras.
O trabalho nas pedras é completamente liso e o complexo inteiro se sustenta pelo seu próprio peso.
Apesar de o complexo todo ser composto por 200 templos, ele foi projetado para que você consiga enxergar apenas 3, independentemente do ângulo.
A construção é cercada por um lago tão selvagem que parece que a comunidade toda é um ilha flutuando no meio do oceano.
8. Estátuas da Ilha de Páscoa, Chile
Da costa do Chile, em um pequeno lote de terra em que o país se encontra com o Pacífico, estão as estátuas moai gigantes da Ilha de Páscoa.
Embora haja provas de que elas tenham sido movidas de um local a outro, com bases que são mais pesadas que as estátuas, não há evidências que indiquem como as estátuas foram movidas.
Experiências confirmaram que a manipulação das estátuas é possível, mas, como todos os possíveis descendentes das pessoas que poderiam ajudar a esclarecer esse mistério já faleceram, ele continua sem solução.
9. Exército de Terracota, China
No mausoléu de Qin Shi Huang estão mais de 8 mil estátuas em tamanho natural dos guerreiros chineses e seus cavalos. As estátuas foram feitas em 200 a.C.
O rosto de cada estátua é único, repleto dos detalhes mais intricados. O que te faz pensar quando chegamos a dizer isso?
Ao escavar o local no começo dos anos 70, os arqueologistas tiveram que movimentá-las com muito cuidado, pois diz a lenda que rios de mercúrio tinham de acompanhar o imperador no pós-morte.
10. Petra, Jordânia
900 metros acima do nível do mar, escondida nas pedras, está a obra prima monumental que fascina arquitetos e cientistas.
Os artistas antigos demonstraram muita paciência ao transformarem as pedras do Cânion Siq em colunas e portais com tantos detalhes.
Entretanto, o que fascina a todos é que o monumento não poderia ter sido construído sem a ajuda de andaimes, mas estes só foram inventados milhares de anos depois.
11. Stonehenge, Inglaterra
Tudo sobre Stonehenge é um mistério, a começar pelo início e fim da construção e seu propósito. Esse lugar aqui com certeza você já ouviu falar.
Muitos acreditam que Stonehenge foi colocado lá por Merlin, o mágico, mas as evidências comprovam que Stonehenge aparecey bem antes do hipotético tempo do Rei Arthur e seu amigo mago.
Mesmo que mágica não esteja envolvida, cientistas imaginam como pedras tão pesadas poderiam ter sido transportadas das pedreiras que ficam a centenas de quilômetros para onde estão agora.
Exigiria um equipamento de transporte pesado moderno para que isso fosse possível. Além disso, há o propósito do monumento: por que foi colocado lá?
Observatório, santuário ou algo mais próximo do outro mundo?
12. Moai, Ilha de Páscoa
Uma das ilhas inabitadas mais remotas da Terra, a Ilha de Páscoa, abriga um dos mais famosos mistérios de todos os tempos: as estátuas de Moai.
Todos os anos, essas estátuas gigantes chamam a atenção de milhares de turistas, mesmo com tão pouca informação a respeito delas.
O que originalmente se pensou que eram apenas cabeças, as estátuas têm torsos inteiros que lembram os da tribo Rapa Nui.
O que muitos ainda não sabem é que as estátuas que estão lá representam apenas uma fração das estátuas feitas. Cientistas descobriram estátuas abandonadas em pedreiras ou pelo caminho de transporte.
Ninguém sabe o porquê as estátuas foram feitas, por que algumas foram erguidas e outras abandonadas e, tampouco, o que elas significam.
Dentre muitas teorias, a mais louca é que a Ilha de Páscoa é o pico de uma montanha submersa no mar e tudo o que resta da civilização perdida de Mu.
Apesar de se saber que não eram apenas cabeças, essa foto com corpos de academia que está circulando pela internet é falsa.
13. Monumento de Yonaguni, Japão
Em 1987, um grupo de mergulhadores descobriu formações estranhas submersas na costa da Ilha de Yonaguni.
As bordas lisas e paralelas, os ângulos retos, pontas afiadas, pilares e colunas dessas formações indicam que foram feitas pelo homem.
Até aí tudo bem. O que deixa todos boquiabertos é o fato de que a última vez em que a área estava seca foi cerca de 10 mil anos atrás, durante a mais recente era do gelo.
Se as formações são feitas pelo homem, elas são as estruturas mais antigas da Terra.
14. Golfo do Cambai, Índia
Em 2001, um sonar detectou evidência de uma cidade submersa na costa da Índia, no Golfo de Cambai.
Ao ser inspecionada mais de perto, foi revelado que havia, na verdade, muitas estruturas feitas pelo homem afundadas na água, incluindo grandes construções e canais.
Quando a área foi escavada, artefatos como objetos de cerâmica foram descobertos.
A escala da cidade é bem grande, um fato extraordinário levando em conta que um pedaço de madeira das construções foi datado do começo de 9500 a.C.
Isso significaria que a cidade existia milhares de anos antes da que é considerada a cidade mais velha na Índia, e milhares de anos antes de os humanos serem capazes de construir cidades daquele tamanho.
15. A Grande Esfinge de Giza, Egito
Talvez o maior mistério de todos os tempos, a Grande Esfinge de Giza no Egito traz mais perguntas do que respostas.
Muitos acreditam que os Faraós construíram essa obra de arte, evidências sugerem que eles simplesmente a reformaram.
Além de não terem os meios de construir algo tão gigante, a data de origem da pirâmide é de bem antes dos Faraós existirem.
Há, também, as estriações em um lado, o que cientistas acreditam que foram deixadas por águas. Finalmente, foi descoberto que há salas dentro e embaixo da Esfinge, mas as autoridades locais não permitem que sejam estudadas.
Será que estão escondendo algo?
16. Bônus: Gobekli Tepe, Turquia
Gobekli Tepe é considerada a estrutura religiosa mais antiga do mundo. A data de origem do local é de 10 a 9 mil a.C.
Quando (e se) os cientistas forem capazes de saber mais sobre o local, nossa concepção de pré-história poderá ser alterada para sempre.
Os pilares de pedra pesam cerca de 20 toneladas cada. Eles foram extraídos, movidos até sua localidade presente e esculpidos com algo diferente de simples ferramentas de pedra.
Outras evidências de humanos naquele período indicam que éramos simples caçadores sem conhecimentos sobre agricultura, linguagem escrita, a roda, domesticação de animais, cerâmica ou religião.
O que nos leva à pergunta: para quê são essas pedras?
—
Gostou desses mistérios? Porque nós amamos conhecer cada um deles e amamos que o Shareably tenha nos apresentado tanta informação incrível.
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: awebic