Publicado em:
24/03/2023 às 16:10:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
As Escolas Municipais Santos Dumont e Professora Isabel Campos, em Cáceres, com 521 e 380 alunos, respectivamente, foram contempladas com kits de material didático específico para o desenvolvimento de Robótica Educacional.
“Essa é uma ação inovadora na educação municipal da prefeita Eliene Liberato Dias, oferecendo novas possibilidades aos professores e alunos para a construção e interação com o conhecimento, destacou o secretário de educação Fransérgio Rojas Piovesan.
Fransérgio observou que no contexto educacional, o trabalho pedagógico é enriquecido com a inclusão da Robótica, possibilitando que a aprendizagem dos alunos se torne mais eficaz a partir de sua experiência diante da situação-problema, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências, conforme previsto na BNCC.
Para a coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass, torna-se fundamental que os educandos aprendam de forma que possam atuar como cidadãos críticos do século XXI. “A proposta da Robótica Educacional visa o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem significativa”, destacou Luciana.
Desde o final de 2022 e início deste ano, os professores estão recebendo capacitações para as atividades pedagógicas, que despertam curiosidade e atenção de todos os alunos.
“Todas as turmas terão regularmente aulas enriquecidas pela montagem e programação de modelos robóticos visando à solução de problemas, a sua prática no ambiente escolar constitui, portanto, importante ferramenta para o ensino dos diversos componentes curriculares, com ênfase na Matemática, Ciências, Tecnologias, Informática, e também de atividades interdisciplinares”, informou a professora Roseli Nascimento Moreira, responsável pelo projeto na Rede Municipal.
A prefeita Eliene Liberato Dias assinalou a importância do uso e aplicação de novas tecnologias no ambiente escolar e que inicialmente essas duas escolas recebem a robótica.
“A Robótica Educacional tem foco nos benefícios para o aprendizado dos alunos, como melhora do raciocínio, aperfeiçoamento das habilidades e desenvolvimento da criatividade. Também é uma oportunidade de preparar nossos estudantes para o futuro, por isso estamos desenvolvendo este projeto piloto em duas escolas e temos a intenção de ampliá-lo para outras unidades”, concluiu Eliene.