A viagem do presidente do Lula à China, no domingo 26, será mantida. A informação foi confirmada pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social. Inicialmente, a agenda oficial estava marcada para o sábado 25, mas, devido ao diagnóstico de pneumonia do petista, a viagem foi adiada por um dia.
“O presidente está bem melhor, disposto”, declarou Pimenta. “Sinceramente, é um pouco de cansaço, muita agenda.” O presidente se reuniu nesta tarde com oito ministros para um conselho político antes da viagem à China.
O encontro — que deve decidir a agenda do governo para a próxima semana e a tensão no entorno das medidas provisórias — estava previsto para acontecer pela manhã, mas Lula adiou por algumas horas.
Lula fez alguns exames no Hospital Sírio-Libanês na noite da quinta-feira 23. O petista tem uma reunião marcada com o ditador chinês, Xi Jinping, para 28 de março. Mas a equipe de Lula ainda não informou se o encontro será remarcado.
Ontem, o chefe do Executivo reclamou de dores na garganta e pediu desculpas pelo breve discurso, durante um evento do Ministério da Cultura. “Estou com a garganta muito ruim”, disse Lula. Não quero ousar falar, porque eu tenho que embarcar para a China sábado de manhã e preciso estar com a garganta boa para conversar com o Xi Jinping.”
Fonte: revistaoeste