A Coreia do Norte testou um novo drone submarino de ataque nuclear, capaz de “provocar um tsunami radioativo em larga escala”. A informação foi publicada pela agência de notícias estatal KCNA, na sexta-feira, 24.
Durante as manobras, ocorridas nesta semana, o exército norte-coreano ativou e testou este novo sistema de armamento, cujo objetivo é “provocar um tsunami radioativo”, com uma explosão submarina, e destruir navios e portos inimigos.
“Esse drone de ataque submarino pode ser implantado em qualquer costa e porto, ou ser rebocado por um navio de superfície para o seu funcionamento”, informou a agência estatal.
O drone submarino, apelidado de tsunami pela ditadura norte-coreana, foi disparado da Província de Hamgyon do Sul. Ele navegou por 59 horas embaixo da água, de 80 a 150 metros, antes de ser detonado, na costa leste do país. O sistema pode fazer ataques furtivos e destruir portos operacionais.
O teste da arma secreta ocorreu em resposta aos exercícios militares conjuntos de EUA e Coreia do Sul. Desde a semana passada, as potências aliadas vêm realizando treinamentos que figuram como os maiores entre as nações nos últimos cinco anos.
Segundo o regime de Kim Jong-un, os treinamentos servem para preparar o país “para uma guerra total e reforçar sua força nuclear, tanto em qualidade como em quantidade”. Não se sabe se a Coreia do Norte desenvolveu ogivas nucleares miniaturizadas para caber em armas menores.
Fonte: revistaoeste