O município de Nossa Senhora do Livramento (MT), está sob situação de emergência devido às fortes chuvas caídas na região nos últimos dias. O decreto de número 019/2023 foi assinado pelo prefeito municipal Silmar de Souza Gonçalves (UB) no início da tarde desta quinta-feira, 23 de março. Horas antes, o próprio gestor livramentense já cogitava decretar a situação após o município ser afetado pelo desastre natural, em especial no dia 20 de março quando caiu na região uma forte chuva causando inúmeros prejuízos em pontes, estradas e até em plantações.
O município papa-banana está entre os 10 maiores em tamanho territorial do Estado, com 5.315 km². E, concentra maior parte da sua população na zona rural. Cerca de 63%, dos 13 mil habitantes livramentenses vivem em 96 comunidades rurais que o município possui. Isso faz que o Poder Público mantenha 126 pontes de madeira e mais de 1.600 km de estradas de terra em boas condições para locomoção dos moradores.
As comunidades mais atingidas são: PA Cabocla, Brumadinho, Limoeiro, Ribeirão das Pedras, São Gonçalo, Coxos, Laginha de Cima, Buriti do Atalho, Água Limpa, Aguassú Monjolo, Quilombo, Rio dos Peixes, São Manoel do Pari e outras.
Essas comunidades ficam do outro lado da BR-070, já que a rodovia corta o município de Leste a Oeste.
“Não tínhamos outra opção a não ser tomar essa medida excepcional. Agora vamos concentrar esforço humano e financeiro para amenizar a situação”, disse o prefeito Souza.