Uma das principais dúvidas que surgiram desde que Berlim foi anunciada era saber quais personagens originais de La Casa de Papel poderiam aparecer neste spin-off, que é centrado no personagem de Pedro Alonso. Foi a própria Netflix quem respondeu a este mistério e já temos dois nomes importantes confirmados: Itziar Ituño e Najwa Nimri estarão em Berlim reprisando seus papéis como as inspetoras Raquel Murillo e Alicia Sierra.
“Sabemos que vocês gostam de surpresas, então trouxemos duas. Itziar Ituño e Najwa Nimri se juntam ao elenco de Berlim”, diz a postagem do streaming no Twitter.
O streaming ainda não deu mais detalhes sobre a participação das duas atrizes, mas podemos especular que a história do spin-off se aproximará bastante dos “dias atuais” – narrados na série principal –, já que as policiais cruzam a vida de Berlim, do Professor (Álvaro Morte) e da gangue em um momento mais avançado da vida do novo protagonista. Ao menos é isso o que La Casa de Papel nos mostrou e é possível que a nova série aprofunde os relacionamentos que já vimos antes.
Assinada pelo mesmo criador de La Casa de Papel, Alex Pina, Berlim terá oito episódios em sua primeira temporada e acompanhará a escalada do personagem no mundo do crime. “Só duas coisas podem melhorar um dia ruim. Uma delas é encontrar o amor, e a outra é roubar uma fortuna”, diz a sinopse oficial divulgada pela Netflix. Essa combinação entre romance e riqueza o guiará até o grande plano armado para assaltar a Casa da Moeda, evento que dá início aos acontecimentos da série principal.
A temporada final de La Casa de Papel, lançada no final de 2021, já forneceu alguns novos detalhes sobre o passado de Berlim: vimos mais momentos dele e de sua parceira Tatiana (Diana Gómez), além de conhecer seu filho, Rafael (Patrick Criado), responsável por uma das grandes reviravoltas na vida do pai – é possível que o spin-off retome esses personagens também.
Com estreia prevista para dezembro de 2023, ainda sem data confirmada pela Netflix, Berlim já tem outros nomes confirmados no elenco: entre os principais destaques estão Michelle Jenner, atriz da série A Cozinheira de Castamar; Tristán Ulloa, de Warrior Nun; e Begoña Vargas, de Bem-Vindos ao Éden.
Mais recentemente, o streaming também apostou em outra versão de La Casa de Papel, que ganhou uma montagem sul-coreana. Aqui, a estrutura foi a de remake, em que acompanhamos o grupo de criminosos planejando um enorme roubo a um dos maiores bancos da península coreana. Neste universo, Coreia do Sul e Coreia do Norte são unificadas e têm uma única moeda. Apesar de, a princípio, a unificação parecer algo positivo para a península, logo percebemos que a realidade está longe disso. Com a nova moeda, os ricos de ambos os lados acumulam riqueza enquanto os pobres continuam sofrendo na miséria, até que um novo Professor surge para inverter o jogo.
Fonte: adorocinema