As mulheres serão as protagonistas da 2º edição do Sambão de Jejé no encontro Especial mês das Mulheres. Com entrada gratuita, o evento realizado no próximo sábado (25), em Cuiabá, e contará com shows, feira gastronômica e de artesanatos, apresentação de danças, além de performance artísticas,
O projeto Sambão do Jejé busca promover a cultura e reconhecer a luta das mulheres pela igualdade e equidade de direitos na sociedade. Nessa segunda edição a iniciativa reverencia as personalidades negras da capital e da baixada cuiabana.
Estão confirmadas a presença de Izzy Lima, dançarina, professora de capoeira, passista internacional e rainha do Carnaval de Cuiabá desde 2019; do grupo Sasminina, composto por mulheres mato-grossenses e sambistas; da DJ Amay, umas das mais influentes Djs da capital; da Escola de Samba Payaguás, o qual conta com a participação de passistas e percussionistas no grupo.
Toda a programação irá ocorrer na praça do bairro Jardim das Américas, situada no setor 3, a partir das 18h, com previsão de término às 22h30.
Segundo o idealizador do evento e promotor do evento, Jeferson Bertoloti, essa edição promete agitar a noite cuiabana, tal qual os acontecimentos que Jejé de Oyá realizava, como também será mais um momento para destacar a força e talento das artistas do estado.
Ele destaca ainda que a equipe fez questão de celebrar este mês as mulheres que são destaque, dão o tom, a vez, a voz e assumem todo o protagonismo de ser quem são.
O evento é uma realização do Prêmio Jejé de Oyá 2023, com produção da Bemtevi Academia de Arte, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Cuiabá, da ALMT (Assembleia Social de Mato Grosso), do Colégio Fato, do Grupo Vanguard e outras instituições.
A primeira edição do Sambão de Jejé ocorreu no final do mês de fevereiro. A terceira edição será em abril. Esses eventos antecedem o da celebração do Prêmio Jejé de Oyá 2023, que será realizado dia 29 de abril, no teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá/MT. Nessa ocasião será entregue os troféus para as personalidades negras de Cuiabá e da Baixada Cuiabana, escolhidos por um corpo de jurados formado por profissionais que atuam em diferentes setores.
Fonte: primeirapagina