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Prefeitura é convidada a participar do Seminário Nacional de Ouvidoria para discutir melhorias na gestão pública

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Publicado em:
21/03/2023 às 17:02:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

A Ouvidoria de Campo Novo do Parecis, representada pela servidora Alessandra Costa Marques, foi convidada a participar nos dias 15 e 16 de março, da primeira edição do Seminário Nacional de Ouvidoria 2023, em Fortaleza. O evento foi realizado pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O Seminário foi sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Segundo a servidora, Alessandra Costa Marques, responsável pela Ouvidoria do Município e da Setorial SUS, os temas apresentados foram de grande relevância para o aprimoramento do atendimento para o município. Ressalta ainda, que o órgão é de grande importância, pois é o elo entre o cidadão e a Administração Pública, e que vem se consolidando desde 2017 com a Lei de Serviços ao Usuário de Serviços Públicos (Lei 13.460/2017), com isso, engajamento, o relacionamento com a população vem ganhando cada vez mais espaço.

Em uma construção, a Ouvidoria vem ganhando seu espaço no país, e no município não é diferente. Os dados são tratados cuidadosamente, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados e com estratégia de monitoramento, a avaliação dos serviços, considerando, que de um lado está o nosso usuário – a população e de outro, a prefeitura, a gestão que está em grande capacidade de querer inovação.

Para a ouvidora, as ouvidorias têm papel central na Governança dos Serviços oferecidos, ou seja, de um lado recebemos o cidadão, suas dores, solicitações, angústias, sugestões e dificuldades. E do outro lado, conhecemos as nossas dificuldades, limites, fragilidades e pontos fortes.

Esse Gerenciamento de Gestão e dados de Governança já é realizado no município, e a cada três meses, um relatório é encaminhado ao Gestor para que seja analisado e assim, e poder melhorar cada vez mais o nosso serviço prestado no município.

Nesse Seminário, sem dúvida a troca de boas práticas entre os órgãos participantes possibilita a melhoria contínua dos atendimentos aos usuários. Dentre os temas abordados no evento, destacam-se: Ouvidoria e fortalecimento da democracia; Ouvidoria e inovação no setor público; Assédio e o papel da ouvidoria; Ouvidoria pública: grupos vulneráveis e o acesso ao Estado.

Além das Palestras, no segundo dia, foram realizadas várias oficinas com diversos temas, e a nossa Ouvidoria Municipal se fez presente, com a participação da servidora, como membro do GT – Grupo de Trabalho que direcionou a Oficina – “Comunicação e Engajamento dos Membros da Rede Nacional de Ouvidorias” , juntamente com demais ouvidores, Talita Cavalcante da Ouvidora da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, Mariana Oliveira e Valter Matos Ouvidoria do Ministério das Comunicações – MCom, Paulo André Guimarães Filho da Ouvidoria da Controladoria Geral da União- CGU e Tatiana Estanislau da Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça – STJ .

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