O curso será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Centro Cultural Casa das Pretas de Mato Grosso e a cantora Gê Lacerda, e coordenado pela professora Ana Luisa Cordeiro, do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A formação é nomeada em homenagem à figura religiosa de matriz africana, a orixá Oyá, também conhecida como Iansã, evocando sua “energia transformadora” como inspiração para compreender as dimensões da luta feminista de mulheres negras, segundo Ana Cordeiro. “As mulheres negras são as mais afetadas por violências e violações de direitos engendradas pela sociedade patriarcal, racista e capitalista, articulando-se a isso, opressões ligadas a orientação sexual, geração, origem geográfica, entre outras, que tornam suas realidades muito mais complexas”, afirma a coordenadora.
Os encontros ocorrerão quinzenalmente até dezembro, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, totalizando 60 horas. As aulas são presenciais e serão oferecidas em Cuiabá, ora no Instituto de Educação (UFMT), ora na Casa das Pretas), localizada na Praça da Mandioca, Centro Histórico.
As aulas contarão com leituras e debates em grupo sobre diversas autoras como Angela Davis, Bell Hooks, Conceição Evaristo e Oyeronke Oyewumi, além de vivências por meio da arte e orientação coletiva e individual às cursistas de pós-graduação strictu sensu.
Mais informações, pelo e-mail nepreufmtcursos@gmail.com.
Serviço
“Oyá – Ciclo Formativo em Feminismos Negros” – Curso de extensão da UFMT
Inscrições limitadas: neste formulário
Período de inscrições: até esta quarta-feira (22)
Aulas: quinzenais às quartas-feiras, de março a dezembro, jornada de 60 horas
Local: em Cuiabá, presencialmente, no Instituto de Educação (IE/UFMT) ou na Casa das Pretas (Praça da Mandioca, Centro Histórico
Fonte: leiagora