A Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), realiza nesta quarta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, três ações de conscientização de consumo inteligente e consciente, assim como, a diminuição do desperdício de água potável.
Estão previstas duas palestras que alcançarão 90 alunos e uma blitz educativa. A partir das 8h, no colégio estadual Fernando Leite de Campos, 60 alunos participarão de uma palestra sobre o tema. Na sequência, por volta das 8h30, eles receberão orientações para ajudar na blitz educativa que será em frente ao colégio na Avenida Alzira Santana.
“Os alunos nos ajudarão em uma ação prática junto à sociedade de conscientização. Distribuiremos folders sobre o projeto executado em Várzea Grande de recuperação e preservação das nascentes de rios. Também distribuiremos copos de água mineral, de forma simbólica ao dia”, explicou a engenheira florestal da SEMMADRS, Thamires Amorim dos Santos.
À noite, a partir das 19h está prevista outra palestra também no colégio Fernando Leite de Campos, para pelo menos 30 anos da Educação de Jovens e Adultos.
“O objetivo geral das três ações são de buscar a conscientização da preservação e conservação dos recursos hídricos existentes. Vamos abordar nas palestras sobre a água, os benefícios e sua importância para a humanidade. Já na blitz falaremos sobre a Lei das Águas e o projeto de recuperação e proteção de nascentes que o município tem em parceria com o Ministério Público. Nele, propomos o anteparo dos recursos hídricos e ecossistêmicos de modo a subsidiar as tomadas de decisões quanto às medidas e ações de recuperação, conservação e proteção”, detalha Thamires.
De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Alves, na palestra noturna, serão abordados temas sobre poluição dos recursos hídricos e racionamento de água.
“Como se trata de um público com mais idade realizaremos uma dinâmica sobre temas regionais como preservação dos córregos e cabeceiras da cidade de Várzea Grande, a exemplo do Córrego do Piçarrão, Córrego do Traíras, Lagoa do Jacaré, Córrego do General, entre outros”, explicou.
Fonte: @secomvg