Com o propósito de esclarecer dúvidas jurídicas nas mais diversas áreas, a Comissão da Mulher Advogada da OAB – Diamantino em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Ministério Público de Mato Grosso, Polícia Militar – Patrulha Maria da Penha, Conselho Municipal da Mulher, UNEMAT e Procon, atendeu no último dia 13, no Centro de Eventos Juarez de Abreu, mais de 60 diamantinenses durante o 1º Mutirão Tira Dúvidas para Mulheres.
A Dra. Caroline Teixeira, presidente da Comissão da Mulher Advogada, destacou o impacto positivo das atividades voltadas à proteção dos direitos das mulheres.
“É um dia muito importante, estamos atendendo, por meio dos diversos parceiros nesta ação, mulheres de várias idades. Destaco que o conselho municipal da mulher foi reativado, sendo assim, compreendemos que os esforços também estão sendo concentrados na defesa do direito da mulher em Diamantino”, ressaltou a advogada.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Dra. Rosalina Pereira comentou sobre o reativamento de um órgão tão importante.
“O conselho esteve desativado por anos, então estamos retornando as atividades da melhor forma possível: Na ação com as mulheres de Diamantino. Esse é o primeiro evento de uma série que pretendemos realizar este ano. Vamos entrar em ação pelas mulheres diamantinenses”, pontuou.
Responsável pela Patrulha Maria da Penha em Diamantino, a 3ª Sargento Andreia Mendes compartilhou o trabalho de orientação realizado pela PM com o objetivo de prevenir, identificar e combater a violência doméstica contra a mulher.
“Estamos conversando e esclarecendo dúvidas sobre a identificação da violência doméstica, quais instituições de apoio a mulher pode entrar em contato e quais são as formas de denunciar o agressor. Também estamos entregando uma cartilha que mostra a história da Maria da Penha e como funciona o serviço da patrulha”, falou.
A 3ª Sargento ainda comentou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Patrulha. “Estamos a um ano atuando contra a reincidência de casos de violência doméstica, acompanhando e prestando o suporte necessário às vítimas, além de realizarmos o encaminhamento dessas mulheres para os órgãos de apoio às vítimas”.
Maria Benedita Dadalto, de 84 anos, foi uma das participantes do mutirão e compartilhou como foi orientada pelas equipes.
“Eu tirei uma dúvida sobre o retroativo de uma pensão. A equipe conversou comigo sobre qual é o processo a ser seguido e qual é a documentação necessária. Fiquei por dentro de tudo. Foi muito bom ter participado, me ajudou bastante”, frisou.
Presidente da OAB – Diamantino, Dr. Mateus Paese, comentou sobre a importância de promover espaços seguros para as mulheres compartilharem suas dúvidas.
“O evento veio para informar as mulheres sobre seus direitos, oferecer orientações importantes e soluções de simples acesso. É um trabalho importante para a comunidade, pois algumas vezes esse é o primeiro contato da participante com uma nova alternativa para solucionar o seu problema”, ressaltou.
Dr. Mateus Paese destacou ainda que a OAB sempre buscou participar de atividades com o olhar social e que a entidade é uma grande parceira da população diamantinense.