O OpenChatKit é a difusão estável de modelos de bate-papo? Ainda não, mas provavelmente não vai demorar.
A comunidade de código aberto Together lançou a primeira alternativa de código aberto ao ChatGPT, o OpenChatKit. O chatbot é baseado no modelo de linguagem de 20 bilhões de parâmetros GPT-NeoX da EleutherAI e foi ajustado com 43 milhões de instruções para uso em bate-papo. No benchmark HELM padrão do setor, o modelo de bate-papo supera o modelo base.
OpenChatKit vem com um kit de ferramentas
Além do modelo de linguagem especializado GPT-NeoXT-Chat-Base-20B, o kit, que está disponível gratuitamente para desenvolvedores no GitHub sob a licença Apache 2.0, inclui os seguintes componentes:
Ferramentas para os usuários fornecerem feedback sobre as respostas do chatbot e adicionar novos conjuntos de dados também são incorporadas.
OpenChatKit tem funções ainda limitadas
Os desenvolvedores dizem que os pontos fortes do OpenChatKit estão em tarefas como resumir e responder perguntas com contexto, extrair informações e classificar texto.
No entanto, é menos convincente quando se trata de perguntas sem contexto, codificação e escrita criativa – todas as tarefas que ajudaram o ChatGPT a se tornar tão popular – embora o chatbot da openai também tenha alucinações regularmente. O OpenChatKit também se esforça para mudar de assunto no meio de uma conversa e, às vezes, repete as respostas.
O OpenChatKit teve um desempenho muito melhor depois de ser ajustado para casos de uso específicos. A Together está trabalhando em seus próprios chatbots para aprendizado, aconselhamento financeiro e solicitações de suporte.
No teste curto, o OpenChatKit não foi tão eloquente quanto o ChatGPT, em parte porque as respostas são limitadas a 256 tokens em vez de cerca de 500. As respostas são muito mais curtas, mas o OpenChatKit gera respostas muito mais rápidas. Alternar entre idiomas não parece causar problemas ao bot. Formatar como uma lista ou tabela também é possível.
O treinamento descentralizado de modelos de IA é o futuro?
Seja qual for o resultado, o processo de treinamento é provavelmente o futuro dos projetos de código aberto em larga escala: assim como o GPT-JT, os desenvolvedores do OpenChatKit adotaram uma abordagem descentralizada, distribuindo o poder de computação necessário de um data center central para muitos computadores.
Embora o OpenChatKit seja o primeiro produto no mundo de código aberto a emular o ChatGPT, certamente não será o único. Com os modelos LLaMa da Meta vazados no início deste mês – o maior dos quais tem três vezes mais parâmetros que o GPT-NeoX-20B – deve ser apenas uma questão de tempo antes de vermos um chatbot baseado nele.
Você pode experimentar o OpenChatKit gratuitamente no Hugging Face.
Fonte: andrelug