Comemorado no dia 21 de março, o dia internacional contra a discriminação racial é uma celebração anual para reforçar a luta contra o preconceito de raça.
Uma data bastante significativa para conscientizar as pessoas sobre o preconceito e discriminação de raça em todo mundo, aqui no Brasil o movimento é bastante ativo.
Na verdade, a luta contra a discriminação racial no Brasil se iniciou com força de propósito após a Constituição Federal de 1988.
Incluindo na lei brasileira o crime de racismo, o dia internacional contra a discriminação racial ganhou muito mais força e a reforço do governo.
Qual a origem do Dia Internacional contra a Discriminação Racial?
A Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966, instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
Essa data especial foi criada para homenagear algumas fatalidades do massacre “Massacrede Sharpeville” ocorrido na África do Sul.
Além disso, em 1960, no dia 21 de março, um grupo grande de pessoas fez uma manifestação em busca de direitos iguais em relação à cor da pele.
Essa manifestação foi contra a obrigatoriedade da população negra apontar o cartão que continha os locais onde eles poderiam frequentar.
O combate ao racismo no Brasil
A história do combate ao racismo no Brasil até hoje tem uma força enorme nas comunidades e instituições, dando mais valor ao dia internacional contra a discriminação racial.
Na verdade, não podemos falar sobre racismo sem antes relembrar um pouco do período dos escravos que durou por volta de 300 anos.
De forma dolorosa e desumana, muitas pessoas de origem africana eram trazidas à força para o Brasil, sobrevivendo e morrendo em porões de navios.
Foi por muitos anos que pessoas negras foram comercializadas como mercadoria para fins egoístas e lucrativos, praticando tipos de humilhação, tortura e até morte por trabalho forçados.
Brasil: o último país do mundo a abolir a escravidão
Infelizmente, o Brasil foi o último país do mundo a dizer não a escravidão e a trabalhos desumanos abusando de pessoas negras.
Na verdade, com o fim da escravidão, nenhum suporte ou indenização foi oferecida como forma de integrar as pessoas negras a sociedade.
Mesmo sendo livres, muitos negros tiveram dificuldades para ingressar na vida social, isso porque até hoje muitas pessoas sofrem preconceito por causa da cor.
O fato é que mesmo com a libertação, muitos negros foram proibidos de estudar, entrar em estabelecimentos e até mesmo trabalhar, sendo empurrados a margem da sociedade.
Na margem da sociedade
Para muitos estudiosos, a abolição da escravatura foi um dos estopins para o crescimento da miséria e falta de política de integração social dois negros.
Muitos deles eram empurrados para a margem da sociedade, passando por diversas humilhações e necessidades por causa da cor da pele.
Vários os escravos que foram expulsos de suas fazendas que viviam sendo proibidos também de crescer por conta própria com tarefas do dia a dia como: trabalho, estudos e oportunidades de integração social.
É por causa desses e outros grandes motivos em relação à injustiça cometida após a abolição da escravatura que até hoje leis tentam compensar os maus tratos do passado.
O combate a discriminação racial
A verdade é que muito do preconceito, racismo e tolerância em relação a determinadas pessoas permanecem em uma determinada etnia, estando muita carga a dívida da escravidão no passado.
É muito importante celebrar o dia internacional contra a discriminação racial devido a muitos problemas que a sociedade enfrenta em relação ao preconceito racial.
Por muitos anos as pessoas de pele branca eram vistas e se ponham como pessoas superiores, prejudicando muito as pessoas de pele escura.
Na verdade, o racismo está em diversas formas no Brasil, como:
- Sexualização dos corpos negros;
- Criminalização da cultura negra;
- Preconceito religioso;
- Injúrias raciais;
- Violência policial;
- Oportunidade de trabalho;
- Limite ao acesso à educação;
- Expressões utilizadas na língua portuguesa.
É bastante atual o combate contra o racismo e a desigualdade em relação à cor da pele, por isso é fundamental a importância de grupos e instituições que combatem esse tipo de problema social.
Confira mais conteúdos como esse no Awebic:
- Vítima de racismo, ex-goleiro Aranha lança livro sobre líder negro abolicionista
- Casal separado por causa de racismo se junta após 42 anos
- 58 mensagens sobre o Dia da Consciência Negra e sua importância
- Esse texto mostra qual a importância do Dia da Consciência Negra em nossas vidas
- 71 frases sobre a consciência negra para te IMPACTAR e fazer refletir
- Pela primeira vez, uma juíza negra chega à Suprema Corte dos EUA
Frases para celebrar o Dia Internacional Contra o Discriminação Racial
A ignorância é teimosa e o preconceito é difícil.
Saber o que é certo e não fazer é a pior covardia.
Viajar é fatal para o preconceito, fanatismo e mesquinhez.
A ação é o único remédio para a indiferença: o perigo mais insidioso de todos.
O ativismo é meu aluguel por viver no planeta.
Os homens constroem muitos muros e poucas pontes.
Pois não basta falar de paz. É preciso acreditar nisso. E não basta acreditar nisso. É preciso trabalhar nisso.
Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e comprometidos pode mudar o mundo: na verdade, é a única coisa que já mudou.
Eu tenho um sonho que um dia meninos e meninas negros estarão de mãos dadas com meninos e meninas brancos.
Uma pessoa amorosa vive em um mundo amoroso. Uma pessoa hostil vive em um mundo hostil. Todo mundo que você conhece é o seu espelho.
O racismo é a ameaça mais grave do homem ao homem – o máximo de ódio por um mínimo de razão.
A função gravíssima do racismo é a distração. Isso o impede de fazer o seu trabalho. Mantém você explicando, repetidamente, sua razão de ser.
O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível.
…
Você gostou de saber mais sobre a importância do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares a importância dessa data comemorativa.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: awebic