Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Como calcular metro quadrado: fórmula básica + tutoriais fáceis

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Raiz Arquitetura

Por

Em 14.03.23

O metro quadrado é uma unidade que representa a área de um local. Essa informação é crucial para entender as dimensões de ambientes, paredes, casas ou apartamentos. Certos materiais e e internos são comprados de acordo com a medida e também serve para determinar o valor de um terreno ou residência. Continue a leitura para entender com mais detalhes e saber como calcular!

O que é o metro quadrado?

Metro quadrado é uma unidade de medida utilizada para o cálculo da área de uma superfície, principalmente de imóveis, terrenos e ambientes de uma casa ou apartamento. Ele serve como base para a precificação e contabilização do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Vale citar que a medida também auxilia na determinação de quantidade de materiais para uma obra.

Fórmula básica para calcular o metro quadrado

Para calcular o m² de uma área retangular (A), basta multiplicar a largura (L) pelo comprimento (C). Ou seja, a fórmula base é: A = L x C. Vale citar que ambas as medidas devem estar em metros. Na prática, é preciso seguir algumas etapas, veja o passo a passo da conta.

  1. Certifique-se que a área a ser calculada é de um quadrado ou retângulo, pois a fórmula é diferente para círculos, triângulos e polígonos de mais cinco lados;
  2. Meça o comprimento de um dos lados;
  3. Verifique a distância do outro lado;
  4. Multiplique um pelo outro e pronto, você chegou no m² de determinado ambiente.

A grande maioria das áreas que precisam ser conhecidas, como uma parede para calcular a quantidade de tinta, ou do chão para entender o quanto de piso é necessário, possuem quatro lados, sendo dois iguais. Se o formato for diferente, veja quais são medidas necessárias para o cálculo.

Como calcular metro quadrado para uma construção?

Saber a quantidade de materiais necessários durante uma construção ou é fundamental para o planejamento financeiro da obra. Além de ser uma base para estimativa, evita desperdícios e gastos desnecessários. Na sequência, veja como fazer os cálculos de metro quadrado que vão facilitar a construção de uma casa!

Como calcular metro quadrado de piso

Antes de determinar a quantidade de pisos para se instalar em um local, é preciso calcular a área do ambiente e a dimensão da própria peça. Caso sejam quadrados ou retangulares, segue-se a fórmula básica. Em seguida, realiza-se a divisão do m² do chão pelo m² do pavimento: o resultado é a quantidade de unidades necessárias para preenchê-lo. Não se esqueça que é preciso comprar uma porcentagem a mais em caso de quebra.

Relacionadas

Como calcular metro quadrado de terreno

Se o terreno for regular, com pelo menos dois lados iguais, basta aplicar a regra básica. Agora, se for irregular (na forma de um trapézio), soma-se a base maior (B) com a menor (b), depois multiplica-se pela altura (h) e divide tudo por 2. A fórmula é a seguinte: [(B+b)*h] / 2.

Como calcular metro quadrado de uma parede

Para uma parede, mede-se a altura e o comprimento. Multiplica-se o valor em metros e, então, se obtém as dimensões do espaço. Quando não há porta ou janela, segue com o resultado. Porém, quando há um elemento desses, deve-se desconsiderar a área dele. Assim, o metro quadrado da parede é a área da primeira conta menos a área da janela ou porta, existente.

Como calcular o metro quadrado de um círculo

Caso a área (A) que você precise encontrar para parte da sua obra seja de um círculo, o método a ser utilizado também é diferente do padrão, aplicado em retângulos. A fórmula é a seguinte: A = π * r², em que multiplica-se pi (3,14) pelo raio ao quadrado. O raio é a metade do diâmetro (distância de uma ponta a outra da circunferência passando pelo centro).

Como calcular quantidade de tijolos para por metro quadrado

Apesar de parecer complexa, não é. Para saber o número de tijolos (N), divide-se a área do (A, em metros quadrados) pela multiplicação entre as dimensões das bases do tijolo (b1 e b2) somadas pela espessura da argamassa na horizontal (eh) e vertical (ev). A fórmula é a seguinte: N = A / [(b1 + eh) * (b2 + ev)]. Vale ressaltar que todas as medidas na conta devem estar em metros, não em centímetros, e que geralmente são consideradas espessuras de 1 cm (0,01m).

Como calcular a área de um terreno com quatro lados diferentes

Para saber a quantidade de metros quadrados em um terreno totalmente irregular, basta fazer o seguinte: some o comprimento da frente e do e divida por dois; na sequência, faça o mesmo com os lados. Depois, multiplique os resultados e você vai obter a área desse espaço.

Quantidade de peças de gesso por metro quadrado

O número (N) de partes que vão compor o revestimento de um teto ou parede depende do formato. Se ela for retangular ou quadrada, é só utilizar a fórmula básica; se tiver configuração de um trapézio, aplique a mesma conta dos terrenos irregulares explicada acima. Agora, se o gesso for em triângulo, a conta a se fazer é base (b) vezes altura (h), o resultado dividido por 2: A = (b*h)/2. De toda forma, para saber quantas são necessárias em um m², faz-se a conta: N = 1 / A.

Como calcular o metro quadrado da área construída

Obter as dimensões do terreno é uma coisa, outra é saber quantos metros quadrados foram construídos dentro dele. Para isso, basta somar as áreas de todos os compartimentos do imóvel, como , quarto, banheiro, etc. As únicas partes que não entram na conta são aquelas descobertas, como o quintal.

Compreender as áreas de uma obra é crucial para que a construção consiga prosseguir bem desde o começo. Não se pode esquecer, também, de como as são importantes para o resultado final do imóvel!

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.