Diego Júnior de Assunção e Darlei de Santana Arruda, da Escola Estadual José de Lima Barros, da comunidade rural de Faval, em Nossa Senhora do Livramento, estão entre os 100 estudantes de Mato Grosso que farão intercambio MT no Mundo. A lista foi divulgada nesta terça-feira (14/03) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O grupo viajará à Inglaterra para uma temporada de três semanas, onde fará imersão no estudo da língua e da cultura Inglesa. O embarque está previsto para ocorrer após maio.
Os estudantes selecionados deverão entregar, até o dia 21 de março, os documentos exigidos pelo Edital 001/2023 na secretaria da escola onde estão matriculados.
As despesas com o deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, serão custeados pelo Governo de Mato Grosso.
O programa
O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente no que diz respeito ao domínio de língua estrangeira, permitindo aos estudantes uma experiência de estudo e imersão cultural para o desenvolvimento da proficiência, das suas habilidades e competências de interculturalidade.
Dos 100 finalistas que concorreram com quase 80 mil estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, 45% são mulheres e 55% homens. Eles estão matriculados em 87 escolas de 52 municípios de Mato Grosso.