Recentemente, o Gorillaz surpreendeu ao anunciar uma parceria inusitada com o brasileiro MC Bin Laden, lançando a música “Controllah” na versão expandida de seu oitavo álbum de estúdio, o Cracker Island.
O Gorillaz é uma banda virtual britânica criada em 1998 pelo músico Damon Albarn com o cartunista Jamie Hewlett, mas você sabia que a banda conta com toda uma lore extensa e seus personagens possuem um background mais complexo que muitas histórias em quadrinhos por aí? Pois é, no vídeo de hoje, em nosso usual formato de 10 fatos, falamos um pouco sobre a história fictícia do Gorillaz.
Tudo começa com Murdoc Niccals
A história do Gorillaz começa com Murdoc Niccals, um jovem de pele verde que sonhava em se tornar um músico famoso e deixar a cidade de Stoke-On-Trent, onde cresceu sofrendo abusos e violência de seu pai.
Depois de adulto, Murdoc se tornou satanista, e conseguiu fazer um pacto com o diabo. Em troca de se tornar um famoso astro do rock, ele ofereceria a Satanás sua alma. Quando o negócio foi fechado, Murdoc adquiriu o baixo de Satanás, chamado “El Diablo”.
O Acidente de Stu-Pot
Stu-Pot era um entusiasta de teclado e funcionário de meio período no Organ Emporium do tio Norm. Um dia, o criminoso satanista Murdoc Niccals decidiu invadir o Organ Emporium para obter equipamentos de música e sintetizadores a fim de finalmente estabelecer a sua banda de sucesso.
No entanto, Murdoc acabou dirigindo seu carro através do prédio e diretamente na cabeça de Stu-Pot, danificando permanentemente o olho esquerdo do rapaz e colocando-o em um estado catatônico. Murdoc foi condenado a “30.000 horas de serviço comunitário, e mais 10 horas semanais cuidando do ferido Stu-Pot”.
Porém, não muito tempo depois, Murdoc novamente feriu Stu-Pot em um acidente de carro ao tentar um 360° para impressionar algumas garotas. Durante a rotação, Stu-Pot foi arremessado pelo para-brisa e caiu de cara no meio-fio. Isso danificou permanentemente o outro olho de Stu-Pot, mas o acordou de seu estado catatônico.
Este foi o momento em que Murdoc soube que tinha encontrado o líder da banca. “Um deus de cabelos azuis e olhos pretos”, foi como ele se referiu a Stu-Pot, apelidando-o daí em diante de 2-D, em referência às bolas negras que seus olhos se transformaram.
Aliás, a condição de 2-D é uma extrapolação de uma condição real chamada hifema, que é quando um trauma faz com o que o globo ocular fique preenchido com sangue. Ele ainda enxerga, mas de forma embaçada.
Entra Russel Hobbs
Em setembro de 1997, Murdoc adquiriu a propriedade da Kong Studios, um amplo estúdio mal-assombrado com uma história bastante sombria, situado no topo de uma colina no meio de um cemitério degradado em Essex.
Murdoc então encontrou um baterista para o grupo em uma loja de discos do Soho: um expatriado afro-americano chamado Russel Hobbs. Russel havia sido expulso de uma escola particular cara por sofrer de possessão demoníaca. O trauma da referida possessão resultou em um coma de quatro anos, do qual Russel foi despertado apenas por um exorcismo elaboradamente executado.
Após sua recuperação, Russel começou a frequentar a Brooklyn High School, onde rapidamente cultivou amizades com um grupo de rappers, DJs, MCs e músicos de rua. Ele dizia que “o hip-hop salvou sua alma”.
Isso durou pouco, no entanto, já que todos os novos amigos de Russel foram subitamente mortos em um tiroteio. Russel, o único sobrevivente, tornou-se o receptáculo involuntário para os espíritos de seus amigos, o mais notável dos quais era o fantasma azul da rima, Del. Com essa habilidade de possessão, Russel ganhou uma proeza musical incrível em percussão, rap e hip-hop, bem como um efeito colateral perturbador: seus olhos brilhavam com um branco misterioso.
Russel conseguiu um emprego de meio período trabalhando em uma loja de discos do Soho onde conheceu Murdoc Niccals. Russel ficou impressionado com as demos que 2-D e Murdoc produziram e optou por se juntar a eles.
A Passagem de Paula Cracker
Nesse ponto, tudo que a banda precisava era de um guitarrista. Por fim, eles decidiram convidar a namorada de 2-D na época, Paula Cracker, para tocar guitarra, e com isso, estava finalmente formada a banda, com o nome de Gorilla. Outros nomes também foram cogitados, como Satan’s Scrotum, Thor’s Raw, Number Of The Beats, Meatus e Asterix, mas ‘Gorilla’ acabou sendo o escolhido).
Nessa época, Russel acabou ficando bastante próximo de 2-D, e por isso levou para o pessoal quando acordou uma noite e descobriu que Paula estava traindo seu amigo com Murdoc.
Russel partiu para cima de Murdoc, quebrando seu nariz em cinco lugares diferentes. Russel contou a 2-D o que viu, e Paula foi saiu da banda. Os rumores diziam que ela foi expulsa da banda, enquanto alguns fãs especulavam que ela saiu para evitar mais brigas internas entre seus ex-companheiros. Paula ainda é considerada um assunto delicado sempre que o 2-D está presente.
Surge Noodle
O trio então colocou um anúncio em busca de um guitarrista. No mesmo dia em que o anúncio foi veiculado, um contêiner de carga da FedEx do Japão foi entregue à sua porta e dele saltou uma misteriosa garoto amnésica de 7 anos empunhando uma guitarra Gibson Les Paul.
A menininha fez uma introdução incompreensível em japonês e disparou um “riff para acabar com todos os riffs”, conforme descrito por Murdoc, que terminou com um impressionante chute de caratê no ar.
Ela então se curvou e falou uma única palavra em inglês, que se tornou seu apelido: Noodle. Em abril de 1998, a banda foi finalmente montada, mudando seu nome de Gorilla para Gorillaz por recomendação de Noodle. Sua primeira música se chamava “Ghost Train e foi gravada no Kong Studios.
O Fim do Gorillaz e a prisão de Murdoc
O Gorillaz alcançou o estrelato, gravando clipes, fazendo turnês e interagindo com celebridades. Eles levavam uma vida extremamente caótica, no entanto, e um sentimento de desconfiança cresceu entre todos.
A situação só foi piorando após extensas festas, brigas internas e desentendimentos com produtores, até a gota d’água, que foi quando Murdoc tentou estrangular 2-D até a morte depois de uma briga. Russel e Noodle os separaram, mas Murdoc, finalmente cansado de tudo, acabou com o Gorillaz ali mesmo.
Depois de tentar matar 2-D e deixar Gorillaz, Murdoc foi para o México para relaxar, no entanto, depois de usar cheques falsos em um bordel, Murdoc foi preso e condenado a trinta anos na Prisão Estadual de La Mesa. Durante esse tempo, Murdoc conheceu companheiros de cela que lhe ensinaram um pouco de magia negra e adquiriu para si um corvo de estimação chamado Cortez.
A História de Noodle
Após o fim do Gorillaz, Noodle partiu para o Japão, a fim de descobrir pistas sobre o seu passado. Ela descobriu que foi cobaia de um projeto secreto de super soldado japonês sob a gestão de um cientista chamado Sr. Kyuzo.
Noodle e outras 22 crianças foram treinadas com o único propósito de lutar como soldados do exército e do governo japonês. Depois que as crianças foram consideradas muito perigosas e instáveis para o combate, o projeto foi descartado. O Sr. Kyuzo foi então ordenado a descartar todos os vestígios possíveis do experimento fracassado, bem como seus participantes.
Kyuzo matou os 22 espécimes, mas ainda estava relutante em matar Noodle. Decidindo poupá-la, Kyuzo a colocou em estado de amnésia por meio do uso de comandos verbais. A frase usada para colocar Noodle em seu estado de amnésia foi “Ocean Bacon”. Depois de limpar temporariamente sua memória do projeto, Kyuzo contrabandeou Noodle para o Reino Unido em uma caixa FedEx e relatou falsamente sua morte a seus superiores.
O Retorno do Gorillaz
Noodle decidiu retornar ao Kong Studios, e descobriu que o prédio havia caído em um estado de abandono durante a ausência da banda, sendo invadido por zumbis e monstros.
Finalmente, em fevereiro de 2004, Noodle finalmente livrou a Kong Studios dos mortos-vivos e começou a contatar seus companheiros de banda, mas Murdoc ainda estava na prisão.
Depois de passar um ano na prisão, a paciência de Murdoc começou a se esgotar, ele se juntou a seus companheiros de cela e escapou do estado de La Mesa, voando direto para a Inglaterra.
Noodle mandou uma mensagem para seus companheiros de banda e, em 3 de março de 2004, 2-D, Murdoc e Russel retornaram ao Kong Studios. O Gorillaz estava junto novamente. A gravação do novo álbum começou no dia seguinte.
Cyborg Noodle
Durante as filmagens do clipe de “El Mañana”, Noodle saltou de para-quedas da ilha flutuante de Feel Good Inc., depois de ser abatida por dois helicópteros blindados. Quando as filmagens terminaram, Noodle havia desaparecido, causando pânico em todos no set. Seu para-queda foi encontrado entre os destroços do local do acidente, o que fez todos acreditarem que ela havia morrido.
Após esses acontecimentos surgiu a Cyborg Noodle, criada por Murdoc com o uso de amostras de DNA do Noodle real que ele coletou no local do acidente. Este robô clone recebeu o trabalho de tocar guitarra no álbum “Plastic Beach”, além de ser o guarda-costas pessoal de Murdoc.
Quatro anos após seu desaparecimento, Noodle embarcou em uma jornada para se reunir com seus ex-companheiros de banda. Ela foi vista no vídeo “On Melancholy Hill”, ostentando uma máscara de gato a bordo de um navio de cruzeiro. Cyborg Noodle parece chocada quando a verdadeira Noodle surge, tirando sua máscara de gato e mostrando o hematoma em seu olho causado pelo acidente em El Mañana. Noodle volta para a banda e Cyborg Noodle desaparece, embora seja um fato conhecido que ela ainda está por aí.
Lembra da Gangue Gangrena?
Quem aí lembra da Gangue Gangrena, de “As Meninas Superpoderas”? Pois é, em um crossover extremamente inusitado, Ace, o líder da gangue, se tornou o novo baixista do Gorillaz em 2018, no clipe de “Humility”.
O motivo? Acontece que Murdock Niccals foi falsamente acusado de contrabando e estava preso na época da gravação do novo disco. Ace ficou pouco tempo na banda, no entanto. Quando saiu da prisão, Murdoc retornou ao seu papel de baixista do Gorillaz.
VEJA MAIS:
Fonte: terra gameon