Sophia @princesinhamt
Política

Lula do passado condenou manobras do governo para barrar CPIs

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Circula nas redes sociais um vídeo antigo em que Luiz Inácio Lula da Silva condena as manobras dos governos José Sarney (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para barrar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

“Nem sempre as pessoas eleitas fazem jus à importância que tem a instituição”, disse Lula, referindo-se à Presidência da República. “A imprensa de hoje traz matérias absurdas. Ou seja, a política do ‘é dando que se recebe’, adotada pelo governo Sarney para manter seu mandato de cinco anos, em 1988, continua agora com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele está tentando comprar deputados e partidos políticos, para aprovar seus projetos e para evitar que se instale as CPIs do Banco Nacional e do Banco Central.”

 

Além disso, o petista afirmou que torceria para a população brasileira “aprimorar seus conhecimentos políticos” e escolher “melhores pessoas” para representar os interesses do país.

Corta para 2023

Neste ano, o agora presidente da República decidiu ameaçar os deputados federais que apoiam a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das manifestações de 8 de janeiro. .

O deputado André Fernandes (PL-CE), autor da CPMI, protocolou o texto na semana passada. Em princípio, o parlamentar cearense recebeu o apoio de 33 senadores e 192 deputados. Posteriormente, três deputados recuaram — Pastor Gil (PL-MA), Célio Silveira (MDB-GO) e Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ). Ao mesmo tempo, dois senadores passaram a apoiar a comissão.

Confira a lista dos parlamentares que assinaram e que retiraram os nomes da CPMI

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.