“Gente, isso na verdade é um absurdo. O garimpo é licenciado, está absolutamente fora do parque, fora inclusive da zona de amortecimento do parque e não se altera limite do parque ou zona de amortecimento dessa forma”, disse Mauren, na manhã desta terça-feira (7), durante o lançamento da Operação Amazônia, em Cuiabá.
Leia também –
Para ele, essa seria uma explicação para Mauro Mendes buscar para o governo do Estado a concessão da administração da unidade de conservação. Ela está em fase de licitação e,após empresa pública estadual responsável por esse tipo de negociação, a MT Par, ter sido desclassificada do certame, o governador faz campanha pela anulação do processo.
Depois, O documento ganhou repercussão nacional, apesar de se tratar de uma empresa com autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).
“É um desconhecimento, fala de quem não tem conhecimento de causa. A licença é pública, está no portal da transparência e se tivesse qualquer ilegalidade o ICMBio já teria autuado porque é um empreendimento que está lá há mais de 30 anos. Então é só um discurso político sem qualquer fundamento técnico”, disse a secretária.
Mauren engrossa o coro liderado por Mauro Mendes sobre o interesse ser desenvolver o turismo na Baixada Cuiabana, uma das metas traçadas pela gestão estadual para os próximos anos. , que está em construção às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro, a Estrada de Chapada, MT-251.
Fonte: leiagora