O Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” está de volta às escolas da Rede Municipal de Várzea Grande. Priorizando o atendimento aos alunos do Ensino Fundamental I (3º, 4º e 5º anos) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o projeto vai atender 10 escolas municipais no primeiro no semestre deste ano.
De acordo com o coordenador do projeto na SMECEL, professor José Vieira, o Projeto ‘Paz e Segurança na Comunidade Escolar’ atua com foco no desenvolvimento do aluno nos valores importantes para a formação das capacidades morais, intelectuais e sociais, relativos à PAZ e a não violência através de experiências significativas para a vida de todos os seres, proporcionando a construção de conhecimentos, análise das aplicações do ensino para formação docente e incorporação também de todas as formas de aprendizagem ativa que possibilitem aos estudantes desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais.
“A execução do projeto é baseada em palestras educativas/orientativas de sensibilização e prevenção nas Escolas Municipais, Estaduais e particulares do município de Várzea Grande, com temas sobre a Família (relacionamento); Autoestima; Bullying/Cyberbullying; Expectativa de vida; Prevenção ao uso de álcool e outras drogas, Gravidez Precoce, as Ist’s, ECA (Estatuto da criança e do adolescente); Violência doméstica ( LEI MARIA DA PENHA) e outros temas pertinentes nas comunidades escolares” explicou o coordenador.
O planejamento de cada palestra é elaborado utilizando-se de estratégias específicas à faixa etária do público alvo. As palestras serão ministradas pela coordenadora do Projeto, professora Márcia Maria de Souza Oliveira. Elas acontecerão nas turmas, cada uma na sua sala, respeitando a particularidade de cada turma, nos períodos matutino e vespertino, com duração em média de duas horas, que corresponderá a duas semanas em cada turma.
O agendamento e cronograma de execução das palestras foram elaborados junto à responsável pala Articulação de Transversalidade, professora Neuza Dias Evangelista e com os Assessores Pedagógicos, professores José Vieira e José Carlos da Silva. E quando for necessário, com a Equipe Gestora e Pedagógica de cada Unidade Escolar.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, o Projeto ‘Paz e Segurança na Comunidade Escolar’ faz parte do leque de parcerias que a Smecel tem com as várias entidades das esferas municipais, estaduais e federais e que todo ano desenvolvem ações junto à comunidade escolar de Várzea Grande. “Os temas das palestras são muito relevantes, importantes para o conhecimento e para os debates no ambiente escolar. Assim como esse projeto, todas as ações que visam auxiliar na formação pedagógica, inclusiva, de autoajuda, prevenção às drogas, à violência, de valores morais e sociais tem nosso incentivo e apoio irrestrito” declarou.
Veja quais escolas o Projeto ‘Paz e Segurança na Comunidade Escolar’ vai atender neste primeiro semestre de 2023:
E.M.E.B. “Senhora Dirce Leite de Campos”; E.M.E.B. “Profª. Marilce Benedita de Arruda”; E.M.E.B. “Profª. Lúcia Leite Rodrigues”; E.M.E.B. “Profª. Salvelina Ferreira da Silva; E.M.E.B. “Profº Antônio Salústio Areias”; E.M.E.B. “ Tenente Abílio da Silva Moraes”; E.M.E.B. “Joaquim da Cruz Coelho”; E.M.E.B. “Benedita Bernardina Curvo”; E.M.E.B. “Profº Paulo Freire” e E.M.E.B. ”Maria das Graças Pinto”.
Fonte: @secomvg