Durante reunião com reitores de universidades e representantes de instituições educacionais, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, lançou o programa “STF nas escolas”. A ideia é aproximar as crianças da Corte e ensinar a elas “as verdadeiras funções do Poder Judiciário”.
A iniciativa do STF promete palestras nas escolas, a serem ministradas por voluntários da Corte. Também estão previstos concursos de redação, distribuição de cartilhas e visitas de estudantes às dependências do Tribunal.
“Precisamos permanecer vigilantes contra arroubos antidemocráticos amplificados pela desinformação”, disse Rosa Weber, no início da semana. A juíza do STF acrescentou ser necessário o apoio das organizações de ensino para o promover “a união das instituições”.
Segundo a presidente do STF, “pela primeira vez, as fake news direcionaram-se ao processo eleitoral em si, em especial contra as instituições encarregadas de realizá-lo, visando a solapar a credibilidade das urnas eletrônicas, utilizadas com êxito havia mais de 20 anos”. “A partir de então, o Poder Judiciário e a sociedade de um modo geral vêm buscando caminhos para combater a desinformação como um todo”, observou a ministra. “E não é tarefa fácil.”
A iniciativa faz parte do Programa de Combate à Desinformação da Corte, criado em 2021 para combater “práticas que afetem a confiança das pessoas na Corte, que distorçam ou alterem o significado das suas decisões”.
Leia também: , reportagem publicada na Edição 130 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste