Mykhailo Podolyak, assessor do presidente , negou nesta quarta-feira, 1, que a realizou ataques dentro do território russo. Na véspera, Moscou acusou Kiev de uma série de tentativas de bombardeios com drones, inclusive na capital.
“A Ucrânia não ataca o território da . A Ucrânia está travando uma guerra defensiva para desocupar todos os seus territórios. Isso é um axioma”, disse ele no Twitter.
Ele acrescentou: “Processos de pânico e desintegração estão se acumulando na Federação Russa, refletidos por um aumento nos ataques internos a instalações de infraestrutura por objetos voadores não identificados.”
Segundo a agência de notícias Reuters, o Kremlin respondeu à declaração, também nesta quarta-feira, dizendo que não acreditava na Ucrânia.
Na terça-feira 28, o Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de realizar uma série de tentativas de ataques com drones contra a infraestrutura dentro do território russo, incluindo perto de Moscou, depois que um incêndio eclodiu em um depósito de petróleo em Tuapse, no território de Krasnodar.
A mídia russa reportou que, por volta das 2h no horário local, do dia 28 de fevereiro, dois drones com explosivos atacaram o depósito de petróleo da Rosneft perto da cidade de Tuapse. A distância até o território controlado pela Ucrânia é de 430 km.
As autoridades fecharam brevemente o espaço aéreo acima de São Petersburgo após a pelas Forças Armadas.
Os governadores de duas regiões russas que fazem fronteira com o leste da Ucrânia – Kursk e Belgorod – acusaram repetidamente as forças armadas ucranianas de bombardear a fronteira, visando alvos civis na Federação Russa.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja