Sophia @princesinhamt
Mundo

Homem que viveu há 3 mil anos em Israel fez cirurgia no cérebro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um homem que viveu há 3 mil anos em Israel passou por uma cirurgia no cérebro, de acordo com artigo publicado na revista científica Plos One. Trata-se do primeiro exemplo de craniotomia identificado no antigo Oriente Próximo.

Os arqueólogos encontraram os restos mortais do homem e do irmão, que viveram durante a Idade do Bronze (entre 1550 a.C. e 1450 a.C.), durante a escavação de uma tumba na antiga cidade de Tel Megiddo.

O homem tinha entre 30 e 40 anos de idade. Os cirurgiões cortaram seu cabelo e, em seguida, usaram um instrumento para fazer quatro linhas de interseção no osso frontal do . Como resultado, formou-se um orifício quadrado de 30 milímetros.

“Temos evidências de que a craniotomia foi difundida há milhares de anos”, disse a autora do estudo, Rachel Kalisher. Ela é doutoranda no Instituto Joukowsky de Arqueologia e Mundo Antigo da Brown University, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos.

Raquel destaca, no entanto, que essa prática não é comum no Oriente Próximo. Conforme a especialista, há só uma dúzia de exemplos de craniotomia em toda a região. “Minha esperança é que, ao adicionar mais exemplos ao registro acadêmico, aprofundemos a compreensão de nosso sobre cuidados médicos e dinâmicas culturais em idades antigas nesta área.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.