Sophia @princesinhamt
Política

CCJR segue entendimento da Procuradoria e emite parecer pelo arquivamento de CPI do Sintep

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa reprovou o requerimento para abertura de uma CPI para apurar irregularidades no Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso).
 
O pedido de investigação foi protocolado deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que questiona desvio de finalidade e o uso político no sindicato.
 
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), o relator do processo na CCJR, deputado estadual Dr Eugênio (PSB), se manifestou contra a instauração da CPI, acompanhando o parecer da procuradoria-geral do Parlamento Estadual, que já havia apontado inconstitucionalidade no pedido.
 
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) também votou contra a abertura da comissão. Já os deputados estaduais Diego (Republicanos) e Elizeu Nascimento (PL) votaram a favor da abertura da CPI.

Diante disso, o presidente da Comissão, deputado estadual Júlio Campos (União), foi obrigado a votar, garantindo o arquivamento da investigação.

Agora, o parecer da CCJ será encaminhado para apreciação no Plenário. Para garantir a instauração da CPI, Cattani terá que trabalhar no convencimento de, ao menos, 13 parlamentares, a fim de derrubar o parecer.

“Perdemos uma batalha, mas não a guerra. Temos ainda o plenário para mostrar que fatos escusos podem ser investigados, coisa que muitos não querem. Recebemos denúncias de muitos servidores da reclamando de coação, de obrigatoriedade de pagamento, desvio de finalidade e até de verba. Como são funcionários públicos é dever, sim, desta Casa investigar”, disse Cattani.


 
Com assesoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.