Os tempos modernos trazem novas ideias e modos de encarar a maternidade. Se antes ser mãe era como seguir uma espécie de protocolo social com inúmeras hoje, o que não falta são exemplos de todos os tipos de modos de viver essa relação.
Sem se ater a certas amarras de como criar um filho, a neozelandesa Shoshannah Shand, de 24 anos, está há dois anos viajando pelo país com o seu filho Gary, de três. Sem um teto sob suas cabeças, os dois exploram a natureza exuberante da ilha do Oceano Pacífico e descobrem a cada nova parada um mundo de possibilidades e que nunca poderiam ver se estivessem em um lar fixo.
Em entrevista ao jornal The Sun, Shoshannah conta que abandonou um emprego de faxineira para cair na estrada e que, apesar das surpresas e certas dificuldades que encontra pelo caminho, não se arrepende nem um pouco da decisão tomada.
Anteriormente, ela morava no Canadá, mas precisou voltar em 2018 para a casa dos pais após engravidar inesperadamente. Ao todo, Shoshannah afirma que gasta cerca de £ 50 por semana, o que equivale a uns R$300. De acordo com ela, é desafiador ser uma mãe solo, mas junto com seu filho vive aventuras incríveis.
“Fui criada em contato com a natureza e foi isso que me inspirou a criar Gary dessa maneira também. Eu quero que ele descubra as coisas por si mesmo”, explica. O espírito de viajante está no sangue de Shoshannah, que explorou a Nova Zelândia e a Austrália com sua família durante a infância e a adolescência.
Quando o lockdown da pandemia acabou em maio de 2020, a neozelandesa pegou o filho e foi visitar a mãe Raawyn, em Dunedin. A visita a fez perceber que era possível viajar com o bebê e então a dupla não parou mais!
UMA CRIAÇÃO LIVRE
Depois de perceber que ainda era possível viajar com um pequenino, ela começou a viajar pelo resto do país – morando em seu carro. Mas não se engane: tudo é muito bem planejado e arquitetado.
A dupla acampa no automóvel, mas ocasionalmente ficam com familiares, amigos ou em albergues. Shoshannah também explica que improvisou uma cama na parte de trás do carro, com um colchão e umas almofadas.
Ainda de acordo com ela, Gary já se acostumou com a vida no veículo e as longas viagens. “Estamos criando memórias maravilhosas. Fui criada em uma fazenda aprendendo a pescar, caçar e acampar, então isso inspirou minha forma de ser mãe”, afirma.
Apaixonada pela ideia de criar o seu filho de uma maneira mais livre, ela deixa com que Gary passeie pela praia sozinho e se suje com lama. “Ele pode circular livremente desde que esteja sob minha vista. Ele é muito confiante“, pontua.
Por enquanto ela não pensa muito no futuro e não sabe por quanto tempo continuaram viajando pelo país. “Gary está crescendo cercado pelo ar livre e já está aprendendo muito“, finaliza.
E você? Teria coragem de largar o emprego e cair na estrada com os seus filhos? Se sim, qual seria o seu planejamento?
e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte: e .
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.