Uma grande bola de ferro foi encontrada pela polícia local na praia de Enshu, na cidade de Hamamatsu, na costa do banhada pelo Pacífico. As autoridades informaram que ainda não sabem ao certo o que é a esfera de 1,5 metro de diâmetro – descobriram apenas que ela não está prestes a explodir.
Especulações de que o objeto poderia ser uma mina perdida foram descartadas depois que especialistas usaram raios-X para examinar o interior do objeto, chegando à conclusão de que ele era oco. Além disso, não há indícios de que o artefato seja usado para meios de espionagem pelos países vizinhos, a e a .
A presença de duas alças protuberantes na superfície da esfera indicam que ela pode ser enganchada em outro objeto, o que levou as autoridades a acreditar que ela talvez fosse uma boia de amarração, que se soltou e flutuou até a costa.
A polícia já começou a inspecionar a bola marrom alaranjada, com manchas mais escuras de ferrugem. Segundo a rede de televisão japonesa Asahi, a esfera foi encontrada depois que uma moradora da região a viu na areia a poucos metros da costa enquanto caminhava.
A mysterious metal ball spotted on a beach in Hamamatsu City this week prompted local police to scramble the bomb squad. A careful examination revealed it is not a threat — but shed no light on what it actually is. pic.twitter.com/ytClWsP0bw
— NHK WORLD News (@NHKWORLD_News) February 21, 2023
Depois que os policiais chegaram ao local, isolaram uma área em um raio de 200 metros ao redor da bola, e especialistas em explosivos foram chamados para investigar o artefato. No entanto, as autoridades ainda não sabem qual é a origem da esfera.
Um morador local, que corre regularmente na praia, afirmou que não entendia por que a bola de repente se tornou o centro das atenções. Ele afirmou à emissora pública do Japão, NHK, que o artefato já estava lá havia um mês.
A notícia automaticamente gerou especulações nas redes sociais, já que o Japão disse na semana passada que “suspeita fortemente” que vários balões espiões chineses foram vistos sobre seu território nos últimos anos.
Alguns internautas afirmaram que o objeto se assemelhava a elementos da popular série de mangá “Dragon Ball”, enquanto outros acreditavam que o objeto havia caído do céu.
A esfera foi encontrada depois que um balão chinês que sobrevoava os foi identificado e abatido no dia 4 de fevereiro. A ocasião colocou as defesas aéreas americanas em alerta máximo, já que, de acordo autoridades, o objeto era usado para espionagem.
Fonte: Veja