Sophia @princesinhamt
Mundo

Seca na Itália atinge canais de Veneza

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os famosos canais de Veneza estão com os níveis extremamente baixos, dificultando e, em alguns casos, impedindo a navegação de gôndolas, áxis aquáticos e ambulâncias. Autoridades da Itália atribuem o problema a uma combinação de fatores: falta de chuva, sistema de alta pressão, lua cheia e correntes marítimas.

Na Itália, é inverno e há semanas não chove, segundo a imprensa . O temor é de uma nova seca, a que levou o país a decretar estado de emergência em julho do ano passado. Na última seca, parte da Europa foi assolada por falta de chuvas e queimadas.

Nestas imagens, é possível observar o baixo nível da água em alguns canais de Veneza.

“Os rios e os lagos italianos sofrem com a grave falta de água, com atenção voltada para o norte do país” disse na segunda-feira 20 o grupo ambientalista Legambiente. O Pó, o rio mais longo da Itália, que vai dos Alpes, no noroeste, até o Mar Adriático, tem 61% menos água do que o normal nesta época do ano, acrescentou a organização.

A seca do ano passado, a pior em 70 anos, atingiu principalmente a região ao redor do Rio Pó, que corresponde a um terço da produção agrícola do país.

“Estamos em uma situação de déficit hídrico, que vem se acumulando desde o inverno de 2020-2021”, disse ao jornal Corriere della Sera o especialista em clima Massimiliano Pasqui, do instituto italiano de pesquisa científica CNR. Segundo ele, são necessários 50 dias de chuva para “recuperar 500 milímetros nas regiões do noroeste”.

A seca também afeta o Lago de Garda, no norte da Itália, cujo nível caiu para um nível , abrindo um caminho até a pequena Ilha de San Biagio, como mostra esta imagem postada nas redes sociais.

De acordo com o sistema de meteorologia da União Europeia, um anticiclone domina o clima na Europa Ocidental há 15 dias, trazendo temperaturas amenas, normalmente vistas no fim da primavera. Porém, o tempo deve mudar, e as últimas previsões mostram a chegada de chuva e de neve nos Alpes nos próximos dias.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.