Pesquisadores da Universidade do Havaí descobriram que os buracos negros são fonte da energia escura, responsável pela expansão do Universo. Os cientistas divulgaram a pesquisa em duas partes: a primeira foi publicada em 2 de fevereiro, e a segunda, na semana passada, no periódico Astrophysical Journal.
Os cientistas estudaram diversos buracos negros localizados no centro de várias galáxias. “A energia escura é produzida durante a morte de estrelas”, explicou o astrônomo Duncan Farrah, principal autor do estudo.
New
Scientists find evidence that black holes are the very “source of dark energy”
More: https://t.co/xJf9eFkjVI pic.twitter.com/J82yWCjVh3— Black Hole (@konstructivizm) February 17, 2023
Como os buracos negros ganham massa
São duas formas: acúmulo de gás espacial e fusão com outros fenômenos iguais. “Isso pode revolucionar toda a cosmologia, porque, finalmente, obtivemos uma solução para a origem da energia escura que tem confundido astrônomos e físicos por mais de 20 anos”, afirmou o cientista Chris Pearson, coautor do estudo.
Recentemente, os astrônomos compararam massas de buracos negros em galáxias jovens, onde as estrelas estão em formação, com massas de buracos em galáxias onde não nascem mais estrelas. Nas jovens, os buracos crescem até engolir astros próximos e outros materiais, mas as mais antigas não absorvem mais.
1/ Scientists have found the first evidence that black holes are the source of dark energy: the ‘missing’ 70% of our Universe!
The conclusion was reached by a team led by the University of Hawai’i and including Chris Pearson from RAL Space.
Full story🔗 https://t.co/GemyAd83kx pic.twitter.com/OJEiGGAScX
— RAL Space (@RAL_Space_STFC) February 15, 2023
Fonte: revistaoeste