Gostando ou não, todo mundo ouviu Running Up That Hill, canção da britânica Kate Bush lançada em 1985. Quase 40 anos depois, a música voltou às paradas de sucesso com a estreia da 4ª temporada de Stranger Things. A primeira parte foi lançada pela Netflix em maio deste ano, e os dois últimos episódios chegaram ao streaming no dia 1º de julho. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é como a música foi parar na série.
Segundo executivos da Warner Music Group, demorou um tempo para que Stranger Things conseguisse o direito de usar a canção de Kate Bush na série. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Tom Miles, vice-presidente sênior da Warner Music Group no Reino Unido e Europa, revelou que houve dois anos de negociações com a Netflix para que ela pudesse usar Running Up That Hill na série.
“Não é como uma propaganda”, explicou Miles. “A TV tem uma linha do tempo longa. E pela música ser tão crucial para essa cena, eles [Netflix] precisavam saber se a música poderia ser usada. E levou cerca de dois anos para realmente conversar com Kate [Bush] e sua equipe sobre o que isso seria.”
Steve ou Jonathan: Com quem Nancy vai ficar em Stranger Things?
O executivo ainda conta que essa foi provavelmente a negociação de TV mais longa que ele já viu. “Eles tinham que acertar. A música é obviamente tão poderosa. Eles devem ter alguns backups, mas tenho certeza que essa [Running Up That Hill] era a favorita absoluta deles.”
Desde a 1ª temporada, Stranger Things traz hits dos anos 1980 para a trilha sonora da produção. Na 4ª temporada, porém, a música tinha um papel ainda mais crucial, ajudando os personagens a escaparem do vilão, Vecna, ao ouvirem sua canção favorita. Running Up That Hill foi a música tema de Max, interpretada por Sadie Sink. Além do sucesso de Kate Bush, a música Master of Puppets, do Metallica, também fez sucesso na série, sendo o tema de Eddie Munson (Joseph Quinn).
A 5ª temporada de Stranger Things está confirmada e é a última da série. Os novos episódios não têm data para chegar, mas devem ser lançados em 2024. De acordo com os criadores, Matt e Ross Duffer, o fim da jornada dos adolescentes de Hawkins não deve trazer novos personagens para a próxima temporada.