A cada mês, diversas doenças e assuntos são trabalhados nas salas de espera da saúde. Em Gaúcha do Norte as ações de sala de espera acontecem em datas programadas, são realizadas através de breve fala de profissionais da saúde com os pacientes que aguardam atendimento no PSF, levando informação para a população.
Nesta quinta-feira (16), a ação aconteceu no PSF Mário Alievi onde a médica clínica geral Dra. Nerlen Silva de Melo falou sobre o Fevereiro Roxo e Laranja que busca a conscientização e prevenção de doenças como o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus representados pela cor roxa e a leucemia representada pela cor laranja.
“O lúpus é uma doença autoimune e cada vez mais presente, onde as próprias células do corpo que são células de defesa começam a agredir os próprios órgãos. Os pacientes chegam com vários sintomas, a gente faz diversos tipos de exames e não chegamos a uma conclusão de diagnóstico, então a gente exclui várias doenças para chegar no lúpus. Hoje em dia está sendo uma doença muito prevalente, em Gaúcha a gente já teve casos que foram pra fora para tratamento, e casos mais graves”, comentou a doutora.
O lúpus (LES) pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar (crise) por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.
“Hoje também falamos sobre fibromialgia que é uma doença crônica onde o paciente sente muita dor, ele é muito sensível a dor, é uma dor acima de três meses em todo o corpo e isso acaba no qual afeta grande população a maioria nas mulheres. Pacientes costumam ter insônia devido a isso, irritabilidade, transtornos de depressão, ansiedade, porque imagina é uma dor intensa. A gente conversa muito com o paciente nessa questão que eles venham para que possamos fazer exames também de exclusão, porque é um diagnóstico clínico e para que possamos chegar até esse diagnóstico”, disse Nerlen.
O Alzheimer e a leucemia também foram abordados durante a fala na sala de espera. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. As conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem. Perda de memória e confusão são os principais sintomas. Sua prevalência é entre os pacientes idosos. Já a leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções. Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas.
A médica pontuou que a realização das salas de esperam são importantes porque acabam levando informação para a população. “A gente só faz uma breve fala, porém, a cada consulta que os pacientes chegam dentro do consultório começam a perguntar sobre o tema e levam essas informações para outras pessoas. Começa daqui, a gente planta a sementinha, e isso é muito bacana, conseguir levar conscientização para a população sobre essas doenças”, finalizou Nerlen.