A linha 2023 do Fiat Cronos estreou com tímida mudança no visual, mas ganhou um reforço importante na mecânica, com a oferta de câmbio automático do tipo CVT. Com isso, o sedã passou a ser um dos carros mais baratos com este tipo de transmissão. Veja a seguir a avaliação do Cronos Precision CVT 2023, a configuração mais completa do três-volumes.
Fiat Cronos CVT 2023 foca em custo-benefício e eficiência
Lançado no Brasil em 2018, o Fiat Cronos deixou de ser oferecido com o motor 1.8 E.torQ e câmbio automático de seis marchas na linha 2022. Com isso, o sedã perdeu espaço no mercado para os rivais, como Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus.
A partir da chegada da linha 2023, a marca reposicionou o modelo, com a estreia da motorização 1.0 Firefly nas versões básicas e câmbio automático do tipo CVT para as configurações de topo.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Teste: Fiat Cronos CVT, um dos sedãs automáticos mais baratos, vale a pena?
A linha 2023 do Fiat Cronos estreou com tímida mudança no visual, mas ganhou um reforço importante na mecânica, com a oferta de câmbio automático do tipo CVT. Com isso, o sedã passou a ser um dos carros mais baratos com este tipo de transmissão. Veja a seguir a avaliação do Cronos Precision CVT 2023, a configuração mais completa do três-volumes.
Fiat Cronos CVT 2023 foca em custo-benefício e eficiência
Lançado no Brasil em 2018, o Fiat Cronos deixou de ser oferecido com o motor 1.8 E.torQ e câmbio automático de seis marchas na linha 2022. Com isso, o sedã perdeu espaço no mercado para os rivais, como Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus.
A partir da chegada da linha 2023, a marca reposicionou o modelo, com a estreia da motorização 1.0 Firefly nas versões básicas e câmbio automático do tipo CVT para as configurações de topo.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Cada vez mais requisitada pelos compradores de carros zero-quilômetro, a transmissão automática deu novo fôlego ao Cronos. A opção está disponível nas configurações Drive CVT (R$ 98.990) e Precision CVT (R$ 106.790). É esta última a avaliada pelo Garagem360.
Alterações da linha 2023
Além das mudanças na mecânica, o Fiat Cronos 2023 recebeu um leve retoque no visual, com a estreia de uma grade com friso duplo cromado – em substituição à anterior, com friso único – e novos desenhos de roda.
Para-choques, faróis e lanternas continuam exatamente os mesmos. Apesar do discreto facelift, o sedã ainda mantém estilo atual frente aos concorrentes, com boa proporção entre os volumes da carroceria.
Do lado de dentro, a principal alteração está no volante, com o mesmo miolo mais retilíneo usado pelo Pulse. Na versão avaliada, o sedã também recebeu bancos em couro que mesclam as cores marrom e preto.
Já a central multimídia é a mesma, com tela de 7” e espelhamento com fio de Android Auto e Apple CarPlay. Apesar da facilidade de uso, o equipamento já se mostra defasado frente aos rivais (com telas de 8” ou mais) e até em relação ao Mobi, modelo mais barato da marca, que conta com espelhamento sem fio. Um bom upgrade para o Cronos seria a adoção da tela de 8,4” do Pulse Drive.
Como anda o Fiat Cronos CVT
Fabricado na Argentina, o Fiat Cronos 2023 traz motor 1.3 Firefly, que produz 107 cv de potência a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm, com etanol. Quando abastecido com gasolina, os números são de 98 cv a 6.000 rpm e 13,2 kgfm a 4.250 rpm
Apesar de menos potente que o antigo 1.8 (de até 139 cv), o 1.3 Firefly acoplado à caixa CVT de 7 marchas dá conta do recado no uso cotidiano. As respostas em baixa rotação são ágeis e a calibração do câmbio é afinada para sempre buscar melhores faixas de torque do motor.
Na estrada, o sedã entrega boas respostas e, no plano, o motor 1.3 gira a apenas 2.450 rpm a 120 km/h. No entanto, ao enfrentar aclives e em retomadas, o câmbio naturalmente reduz para as marchas mais baixas e o ruído acaba invadindo a cabine sem pedir licença.
Além da opção de trocas manuais por meio das borboletas no volante e na alavanca de câmbio, o Cronos CVT também possui o modo Sport, que mantém a rotação mais elevada e reduz a assistência elétrica da direção.
Segundo dados de fábrica, o Cronos Precision 1.3 CVT abastecido com etanol é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos. Com gasolina no tanque, a mesma prova pode ser feita em 12,1 segundos.
Um dos destaques do modelo é a calibração de suspensão, com ótima capacidade de absorção de buracos e bom nível de rigidez para momentos de desvios rápidos de trajetória. O sistema de freios, com discos ventilados na dianteira e tambor, na traseira, também está bem dimensionado para o sedã compacto de 1.196 kg.
Um dos destaques do Fiat Cronos CVT é a economia de combustível. Em nossa avaliação, sempre com ar-condicionado ligado (para simular o uso real) e etanol no tanque, registramos as médias de 8,9 km/l na cidade e 12,5 km/l, na estrada.
Já de acordo com dados do PBEV, do Inmetro, o sedã alcança as médias de consumo de 9,3 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada), com etanol. Quando abastecido com gasolina, as marcas são de 13,4 km/l (cidade) e 14,9 km/l (estrada).
Equipamentos de série
O Fiat Cronos Precision 2023 traz de série controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 16″, chave presencial, botão de partida do motor, ar-condicionado digital com ajuste automático, câmera de ré e faróis de neblina.
Também há retrovisores com rebatimento elétrico, volante revestido em couro, apoio de braço dianteiro, banco traseiro bipartido e maçanetas externas cromadas.
Apesar da boa lista de equipamentos do Cronos 2023, sentimos faltas de itens que foram oferecidos no passado na gama do sedã, como rodas de 17”, quadro de instrumentos com tela digital de 7” para o computador de bordo, airbags laterais e ajuste de distância (profundidade) para o volante.
A falta deste último item dificulta a tarefa de encontrar a melhor posição para dirigir para os motoristas mais altos. Ainda em relação à ergonomia, o sedã peca pela falta de porta-objetos mais úteis, já que é difícil acomodar um smartphone no console central ou no porta-copos à frente da alavanca de câmbio.
Boas sacadas do sedã são as molas a gás acopladas às alças da tampa do porta-malas (que facilitam a abertura do compartimento) e as luzes de cortesia integradas aos retrovisores externos (que iluminam o chão ao sair ou entrar no carro).
Preços e rivais
Entre os principais concorrentes do Cronos Precision 2023, podem ser elencados os modelos Toyota Yaris Sedã XS CVT (R$ 107.890), Chevrolet Onix Plus LTZ AT (R$ 107.990) e Hyundai HB20S Comfort TGDI AT (R$ 108.090).
Apesar da ligeira vantagem em preço, o Fiat Cronos Precision CVT (R$ 106.790) é o único entre os citados a não ter airbags laterais e de cortina, além de não contar com espelhamento sem fio na central multimídia (disponível para HB20S e Onix Plus).
Ainda assim, o sedã da Fiat é uma boa alternativa para quem quer investir em um carro econômico com transmissão automática. De quebra, o modelo ainda oferece bom espaço interno e ótimos 525 litros de volume no porta-malas.
Quem estiver em busca de economia na hora de fechar negócio em uma concessionária Fiat pode optar pela versão Drive com o kit opcional S-Design (+R$ 3.990), que deixa o Cronos com preço final de R$ 102.980 e mantém a maior parte dos equipamentos oferecidos no acabamento Precision.
Clique aqui e aperte o botão ” Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br