Boa parte das famílias, educadores e do público leitor que visita o Blog da Leiturinha tem acesso a livros por meio das estantes de casa ou de amigos, bibliotecas públicas, livrarias e clubes de assinatura. Isso é muito bom, mas, infelizmente, essa não é a realidade para muitas famílias e pessoas. E é aí que entra a importância de ONGs de incentivo à leitura!
O acesso aos livros deve ser um direito de todos.
Com os livros por perto (te olhando e te convidando para serem descobertos), naturalmente o interesse pela leitura acontece e desabrocha. E com isso, lembremos sempre sempre sempre, gera impactos positivos na vida de toda criança, em sua imaginação, memória, concentração, empatia e muitas coisas boas mais.
Conheça 3 incríveis projetos de ONGs de incentivo à leitura para curtir e se inspirar
Enquanto o Brasil, como nação, caminha aos poucos, tropeça, levanta e presta mais atenção para o assunto dos livros e sua relação fundamental na construção da sociedade (vamos torcer e cobrar juntos), diferentes grupos de pessoas empenhadas, em pontos diferentes desse enorme país, decidiram já faz algum tempo dar um passo à frente e começar a mudar a situação.
De suas ideias corajosas surgiram ONGs pautadas nos objetivos de trazer os livros para perto de pessoas que não têm acesso, fomentar o hábito da leitura, formar mediadores e promover o engajamento e o protagonismo das crianças e das próprias comunidades.
1. ASSOCIAÇÃO VAGA LUME
A Vaga Lume é uma associação que atua na região da Amazônia Legal brasileira (de acordo com o Ipea, compreende ao todo oito estados). Ou seja, são dezenas de bibliotecas espalhadas em comunidades do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre, por exemplo. A Vaga Lume tem como propósito “empoderar crianças e comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes”.
Leitura, humanismo, mediação e escuta são algumas das palavras-chave que guiam o projeto. Outros dois princípios que destaco aqui: Criança: Tudo começa com ela; e Cultura Local: valorização da memória, ancestralidade e saber tradicional nutrem nossas raízes e nos fortalecem. Lindo demais. Se você ficou curioso, pode passear pelo site e redes sociais e conhecer como o grupo atua e sobre sua estratégia de desenvolvimento em camadas, que compreende desde a formação da biblioteca até o intercâmbio cultural. Entre muitos dos reconhecimentos ao longo dos anos, o mais recente é o Prêmio Jabuti (2022), no Eixo Inovação, Fomento à Leitura. O número de crianças e jovens impactados é impressionante. Aquece o coração.
Conheça mais: www.vagalume.org.br
2. CIRANDAR
A organização gaúcha Cirandar busca “ser referência na promoção da leitura, literatura, educação, arte e culturas para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, através da consolidação de projetos para a promoção do saber e da educação integral.” Em mais de dez anos de atuação, a ONG implementou e fortaleceu espaços de leitura, promoveu ações entre escolas, criou um jornal comunitário, prestou suporte emergencial em virtude à pandemia, além de ser responsável pelo lançamento e gerência de duas bibliotecas surgidas a partir das iniciativas comunitárias. Uma delas é a Chocolatão, que fica no bairro Mário Quintana. A biblioteca é toda colorida e promove mediações de leitura, saraus e encontros com autores.
Em 2020, nasce também o Projeto Ocupa Literatura, que tem como intuito mapear e ativar pontos de leitura em comunidades de Porto Alegre e interior do estado do Rio Grande do Sul. “Entendi que nós, mulheres da periferia, podemos ser vistas como instrumento de transformação. Quem diria que aquela mulher reciclando poderia um dia estar numa biblioteca mediando, interagindo com a comunidade”, conta Daniela Gonçalves, moradora da comunidade e educadora na época, em depoimento ao site do projeto.
Conheça mais: www.cirandar.org.br
3. INSTITUTO PRÓ-SABER
Com sede na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, o Pró-saber acredita, e faz acontecer, na experiência de leitura, na brincadeira e no protagonismo dos jovens e crianças como agentes transformadores de famílias e seus entornos. Ao longo de seus 20 anos de atuação (2023 é ano de festa!), o Pró foi desenvolvendo uma metodologia de troca de saberes e aprendizagens entre todos os envolvidos. A equipe de colaboradores trabalha na forma de ecossistema, “onde cada programa contribui e colabora com o outro.
Dessa maneira, a organização funciona como um grande ser vivo, se mantendo potente.” Como um ser vivo a ONG segue em fase de crescimento, e na necessidade de compartilhar as experiências para além da comunidade, criou o Pró Formação, plataforma EAD (www.proformacao.com.br) em que compartilha de forma gratuita experiências e sugestões para outros educadores utilizarem em seus próprios espaços.
Conheça mais: www.prosaber.org.br
BÔNUS: FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS
Dedicada a “promover a autonomia e inclusão de pessoas cegas e com baixa visão na sociedade”, a Fundação tem como um dos pilares principais “a produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 3000 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.”
Referência nacional, a Fundação tem o compromisso em incluir a diversidade e promover o acesso à leitura a todos, multiplicando os conhecimentos e fortalecendo a autonomia de cada um, tendo sempre como base a leitura.
Conheça mais: www.fundacaodorina.org.br
INSTITUTO SIMBORA GENTE
O Instituto Simbora Gente atua com o foco em valorizar o conhecimento e favorecer o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual.
Entendendo o poder transformador da leitura, em parceria com a Leiturinha, um grupo de jovens que frequentam o Simbora foi convidado a participar de uma oficina de escrita criativa e ver o que acontecia.
Com o acesso aos livros, diferentes histórias e personagens, em encontros semanais os jovens leitores tornaram-se jovens autores, publicando ao final dos encontros os livros Originais Leiturinha: Vamos montar uma banda! e Simbora, tá na hora!.
Muito incrível saber um pouco mais desses projetos, né? E você, conhece algum semelhante, voltado para as infâncias e as promoções de leitura? Conta para a gente que vamos adorar ouvir mais a respeito.
Leia também:
Fonte: leiturinha