O raio que chamou atenção no fim de semana, após cair sobre o Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, Rio de Janeiro (RJ), causou a danificação do sistema de energia e internet do ponto turístico mais famoso do país.
Uma equipe foi até o local constatar as avarias causadas pelas descargas elétricas. Houve a queima das luzes que iluminam o Cristo, assim como a iluminação da Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do monumento.
Também houve o registro de equipamentos eletrônicos queimados, como computadores. Uma equipe de alpinistas subiu até a cabeça do monumento e constatou que não houve danos na estrutura.
“Nosso símbolo maior, atingido por fortes descargas elétricas, mostrou-se resistente mais uma vez. De forma recorrente atingido por todo tipo de intempéries climáticas, permanece iluminando o céu, resiliente, acolhedor e solidário como cada brasileiro”, afirmou o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, segundo nota do Santuário.
Um programa de proteção contra descargas elétricas passou por reformas em 2021. Antes, havia risco para a estrutura do Cristo.
Fonte: midianews