A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na noite desta terça-feira (23), a realização da Copa Verde no calendário de 2022. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues, e pelo diretor de competições, Julio Avellar. Mato Grosso deve ter três representantes na disputa.
Cuiabá, campeão mato-grossense da última temporada, Operário-VG, vice-campeão da temporada passada e Luverdense, que entra pelo critério do Ranking Nacional de Clubes (RNC) terão até esta sexta-feira (26), para confirmar suas respectivas participações.
Com o time principal focado na campanha da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá deve jogar com a equipe-sub-23, a mesma que disputa o Brasileiro de Aspirantes. Já Luverdense e Operário jogarão com o time principal.
Realizada desde 2014, esta será a nona edição da Copa FMF. O Remo é o atual campeão da Copa Verde após vencer o Vila Nova na final, em 2021, Em Mato Grosso, o Cuiabá é o maior vencedor do Estado, com dois títulos. Em seguida vem o Luverdense, que levantou a taça uma vez.
O torneio regional garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023.