A apresenta nesta sexta-feira (10) a F-150 no mercado brasileiro. Já em sua 14ª geração, a picape full-size chegará ao país em duas versões, no caso a Lariat, de apelo esportivo, e a Platinum, de olho em consumidores que priorizam o visual típico das picapes topo de linha, com amplo uso de detalhes cromados.
Sob o capô, a Ford F-150 destinada ao Brasil chegará exclusivamente com o mesmo motor 5.0 V8 Coyote que também impulsiona o Mustang. Em sua aplicação própria para a picape, o propulsor entrega 405 cv a 6.000 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm, sendo sempre abastecido com gasolina.
O modelo conta com transmissão automática de 10 marchas e seu sistema de tração nas quatro rodas é bastante peculiar, podendo ser tanto do tipo selecionável (4×4) quanto integral (AWD) a critério do motorista.
A F-150 conta ainda com diferencial traseiro bloqueável eletronicamente e ampla vocação para o off-road, a qual é auxiliada por seus 8 modos de condução.
Mesmo com 5,88 m de comprimento e 2,08 m de largura, a picape surpreende ao ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos. Um feito notável para um veículo que registra 2.517 kg na versão Platinum. A estrutura da picape, que mescla alumínio e outras ligas tomando como base o material, ajudou consideravelmente a reduzir a massa final da F-150.
Segundo os dados oficiais, o consumo da F-150 V8 fica em 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, um dos melhores da categoria. Para favorecer a autonomia, a F-150 importada para o Brasil contará com um tanque estendido de 136 litros, o qual permite ao modelo entregar alcance superior a 1.000 km.
O modelo oferece ainda capacidade volumétrica de 1.370 litros na caçamba e pode transportar 728 kg na versão Lariat ou 681 kg na opção Platinum.
Conforto e tecnologia
Graças ao porte, sobra espaço para cinco passageiros na F-150, com sua cabine abrigando efetivamente 5 adultos com conforto.
Os passageiros são brindados ainda com um teto solar panorâmico, revestimento interno de couro e até mesmo a possibilidade de aquecimento do banco traseiro.
Também coube à F-150 estrear no Brasil o Sync 4, geração mais recente da central multimídia da marca, a qual conta com capacidade de processamento superior e interface aprimorada.
A picape oferece, no catálogo Platinum, sistema de som projetado pela Bang & Olufsen dispondo de nada menos do que 18 alto-falantes distribuídos em pontos estratégicos do interior do modelo.
Além dos 8 airbags, o conteúdo de assistência à condução presente na Ford F-150 é um dos mais completos do mercado.
A picape é equipada com piloto automático adaptativo capaz de atuar também em congestionamentos, assistentes de permanência e centralização de faixa (algo importante em um veículo do porte da F-150), câmeras 360º, monitoramento de pontos cegos com cobertura também para reboque, assistente em cruzamentos e um interessante auxiliar para manobras evasivas, o qual, uma vez que o motorista inicia o movimento, ajuda o condutor a desviar de outro veículo que para repentinamente na via, por exemplo.
Modelo que é uma referência do estilo de vida norte-americano, não por acaso figurando como o veículo mais vendido nos EUA há 41 anos, a F-150 oferece ainda um interessante recurso para o uso de reboque, chamado pela marca de Pro Trailer.
A tecnologia permite que a própria picape controle o esterçamento do volante para realizar manobras do veículo já com o implemento engatado, cabendo ao motorista apenas selecionar, por meio de controles no painel da picape, onde deseja estacionar o conjunto.
Além de ajustes elétricos para os bancos, também é possível controlar a distância dos pedais de forma elétrica, como ocorre em alguns modelos da Ram, permitindo que mesmo motoristas de menor estatura se posicionem de maneira confortável na hora de conduzir a picape.
Destaque também para alto nível de acabamento interno das duas versões da F-150 escaladas para o mercado brasileiro, bem como a presença de rodas de liga leve aro 20”.
Mercado
A Ford vai iniciar a pré-venda da F-150 no Brasil somente na semana que vem, etapa em que os preços definitivos da picape serão conhecidos.
De qualquer forma, considerando que Ram 1500 Rebel atualmente gravita nos R$ 460 mil na maior parte do país, podemos esperar uma cifra parecida para a F-150 por aqui.
Por fim, vale salientar que o segmento de picapes full-size ficará ainda mais concorrido em 2023, no caso com a vinda da ao Brasil na etapa final do ano.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo