Sophia @princesinhamt
Economia

Principal indicador da Bolsa, Ibovespa fecha em baixa

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o Ibovespa desvalorizou nesta quinta-feira, 9, caindo para 108 mil pontos. A queda representa quase 2% menos sobre a cotação do dia anterior.

O dólar, outro indicador para os investidores na B3, ficou mais caro frente ao real. No pregão de hoje, a chegou a R$ 5,28, registrando, alta de 1,5%.

No cenário político, a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta emplacar uma meta de inflação maior para 2026. Desse modo, o governo do petista pretende induzir uma queda nos juros básicos da economia, a taxa Selic.

Por determinação do Comitê de Política Monetária do Banco Central, a Selic está fixada em 13,75% ao ano. O órgão decide sobre o valor com independência, mas Lula é contra o atual patamar dos juros. Por esse motivo, o politico tem disparado críticas à instituição e seu atual presidente, Roberto Campos Neto.

O trabalho de Campos Neto, entretanto, é bem avaliado pelo mercado. Em 2021, por exemplo, ele foi eleito o presidente do Banco Central do ano pela revista britânica The Banker, em 2021.

Ao mesmo tempo, os resultados no cenário internacional não deram bons indicadores, e os investidores estrangeiros são maioria no mercado de ações brasileiro. Down Jones, S&P 500 e Nasdaq encerram em queda de 0,7%, 0,9% e 1%, respectivamente.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.